Polícia Federal desarticula organização criminosa que utilizava estudantes universitárias para tráfico internacional de drogas

De Scheila Pessoa | 11 de março de 2020 | 09:15
(Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal desarticulou uma organização criminosa que atuava no tráfico internacional de drogas e utilizava estudantes universitárias para o transporte de drogas. Na tarde de terça-feira (10), dois mandados de prisão preventiva foram cumpridos em Curitiba. A operação teve como resultado a prisão de cinco pessoas em flagrante no Rio Grande do Sul e no Paraná.

O inquérito policial, instaurado em fevereiro, apurou que o grupo criminoso adquiria maconha no Paraguai para ser distribuída no Uruguai, tendo o Brasil como rota de transporte. Há indícios de que a organização tenha transportado mais de duas toneladas da droga entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020.

Duas apreensões de drogas da organização criminosa foram realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF): uma em Santana do Livramento, no dia 23 de setembro de 2019 (233 quilos) e outra no dia 12 de fevereiro de 2020 (173 quilos). Essa última, deu início a investigação pela Polícia Federal.

Os policiais federais, com apoio da PRF, apreenderam uma carga com 88 quilos de maconha pertencente ao grupo, na tarde de segunda-feira (9), na BR-476, em Araucária. A droga estava no porta-malas de um carro. Os dois homens, de 36 e 44 anos, e uma jovem, de 23 anos, foram conduzidos à Superintendência Regional da Polícia Federal, em Curitiba.

A operação foi denominada Degree em razão de informações que indicam que uma das estudantes universitárias presa utilizaria o dinheiro recebido com o transporte da droga para o pagamento da formatura.

Colaboração Comunicação Social PF