Polícia Militar e Corpo de Bombeiros aumentam ações nas praias de água doce

De Barbara Schiontek | 12 de janeiro de 2021 | 19:15
Foto: AEN

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros intensificaram o reforço nas praias de água doce às margens do Rio Paraná. Entre os locais mais explorados pelos turistas, estão as prainhas do município de Porto Rico, como Santa Rosa, Carioca e Cabeça da Ilha Mutum, o Porto de São Jose, em São Pedro do Paraná e o Porto Camargo, em Marilena.

Essa ação faz parte da Operação Verão Consciente, que entre 19 de dezembro e 10 de janeiro, registrou que oito pessoas foram detidas pela Polícia Militar na região. O Corpo de Bombeiros registrou dois afogamentos sem gravidade. No local, o comércio também é fiscalizado e orientado em relação às normas e medidas de prevenção ao coronavírus.

O coordenador do Verão Consciente 2020/21 das costas Oeste e Noroeste pela PM, coronel Adilson Luiz Correa dos Santos, destaca que o trabalho conjunto entre as forças de segurança estaduais, a Prefeitura de Porto Rico e a Secretaria Municipal de Saúde é importante para atender a demanda da região e atuar tanto de forma preventiva, quanto ostensiva, cumprindo as medidas de segurança e protocolos sanitários.

“O Governo do Estado e a Secretaria da Segurança Pública, preocupados com as aglomerações durante o período do verão, estão intensificando algumas ações, principalmente de orientação ao turista para o cumprimento das medidas de segurança e prevenção recomendadas pela Secretaria da Saúde contra a Covid-19”, explica o coronel.

Apesar do maior movimento nas praias, a Polícia Militar registrou 106 ocorrências de naturezas diversas, o que representa uma queda de 15,2%, na comparação ao mesmo período da temporada anterior, quando foram 125 ocorrências.

Houve aumento de 10% nos boletins de ocorrências em Porto Rico em relação ao ano passado (de 59 foi para 65) durante os 22 dias de operação. Em Porto Maringá foi registrada queda de 75% nos casos. E em Porto São José, foram seis boletins de ocorrência no mesmo período da temporada anterior e dois nesta temporada, o que representa uma queda de 66%.

Colaboração AEN