Por falta de doses, vacinação é interrompida em Curitiba

De Redação | 19 de fevereiro de 2021 | 14:41
Foto: Hully Paiva/SMCS

Por falta de envio de novos lotes de vacinas contra a covid-19, por parte do Ministério da Saúde, Curitiba precisou interromper, a partir do meio-dia desta sexta-feira (19), o cronograma da primeira dose de vacinação.

A Secretaria Municipal da Saúde segue com o calendário de aplicação da segunda dose.

A partir das 12 horas, os 11 pontos fixos de vacinação e os três drive-thrus não conseguiram mais atender as pessoas que buscavam a imunização. Pela programação, nesta sexta-feira, a vacinação seria para pessoas com 85 anos ou mais. O cronograma será retomado assim que mais vacinas chegarem à cidade. 

Ao longo desta semana foram vacinados idosos e idosas de 85 a 89 anos. Na capital, o número de pessoas vacinadas até quinta-feira (18) foi de 63.474 pessoas.

Segunda dose continua

Apenas o Pavilhão, no Barigui, seguirá atendendo com a aplicação da segunda dose nos profissionais de saúde que já receberam a primeira aplicação há mais de 21 dias da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan.

Além dos profissionais de saúde, a segunda dose está sendo aplicada (in loco) nos moradores e trabalhadores das instituições de longa permanência e indígenas.

“Temos condições e estamos preparados para vacinar mais de 15 mil pessoas por dia se houver doses. Só precisamos que as vacinas cheguem”, disse Márcia Huçulak, secretária de Saúde de Curitiba. 

Curitiba recebeu até agora 88.410 doses de vacina, sendo 65.250 doses de vacinas para a primeira aplicação (CoronaVac e AstraZeneca) e 23.160 vacinas para segunda dose (da CoronaVac).

Todas essas doses foram aplicadas nos grupos prioritários, definidos no Plano Municipal de Vacinação.

Colaboração Prefeitura de Curitiba