Prazo para convenções partidárias termina hoje

De lucianpichetti | 16 de setembro de 2020 | 15:25
Foto: Divulgação TSE

Termina nesta quarta-feira (16) o prazo para a realização das convenções partidárias para a escolha de candidatos a prefeito, vice e vereadores.

Registros de candidaturas

Os partidos políticos e as coligações podem realizar os pedidos de registro de candidatura para as Eleições 2020 até o até as 8h do dia 26 de setembro pela internet ou até as 19h do mesmo dia presencialmente. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR), desembargador Tito Campos de Paula, solicita que os pedidos não sejam deixados para a última hora para evitar congestionamento no sistema e aglomerações nas zonas eleitorais.

Até sexta-feira (11), o sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais registrava 7 pedidos de registro de candidatura para prefeito, 7 para vice-prefeito e 166 para vereador de 11 municípios paranaenses.

A ata da convenção partidária e os pedidos de registro de candidaturas devem ser enviados pelos partidos e coligações pelo sistema CANDex à Justiça Eleitoral. No pedido de registro de candidatura, é necessária apresentação de declaração de bens, cópia de documento de identificação, certidões criminais para fins eleitorais, prova de alfabetização e de desincompatibilização de cargo ou função pública (se for o caso) e as propostas que o candidato defende.

A partir deste ano, o recebimento dos pedidos não será concentrado apenas na 1ª Zona Eleitoral em Curitiba. A análise e julgamento dos pedidos, na capital, serão divididos entre oito zonas eleitorais: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 145ª, 174ª, 175ª e 176ª.

Eleições

Em razão da pandemia de coronavírus, as eleições municipais de 2020 ocorrem em novembro. O primeiro turno no dia 15 e o segundo turno no dia 29.

Colaboração TRE-PR