Prefeitura apreende cães de criação irregular em bairro de Curitiba

De | 2 de março de 2020 | 20:07
Fiscalização coíbe criação irregular de cães no bairro Portão. (Foto: Divulgação)

Pelo menos 11 cães de raça foram apreendidos nesta segunda-feira (2), em uma casa no bairro Portão, em Curitiba. Eles foram encontrados por fiscais da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, em uma ação conjunta com a Polícia Civil e a Guarda Municipal.

(Foto: Reprodução)

O responsável pelo imóvel mantinha anúncios em sites de vendas pela internet e foi multado pela prefeitura em R$ 22 mil, já que a criação e o comércio de animais na cidade é proibida, com base em na lei municipal 15.282/2018. No local, foram apreendidos três adultos e oito filhotes da raça Setter Irlandês.

Criação e comércio

O comércio de animais precisa de liberação com alvará da atividade e indicar o criadouro de origem fora do município. A prefeitura alerta que comprar animais de estabelecimentos regularizados é mais uma garantia de que não houve maus-tratos durante a criação.

Isso inclui o tempo de exposição dos animais – que não pode ser superior a seis horas – e a microchipagem dos pets, para que eles contenham informações dos responsáveis.

Adoção

Neste caso, a instituição não constatou sinais de maus-tratos contra os cães, que agora estão sob responsabilidade de uma ONG. Com o fim dos prazos do processo administrativo, os animais serão encaminhados para adoção.