Prefeitura de Curitiba anuncia higienização e crédito para famílias de baixa renda

De | 25 de março de 2020 | 14:28
(Foto: Prefeitura de Curitiba)

Ao lado da Secretária Municipal da Saúde, Márcia Huçulak, o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, anunciou, nesta quarta-feira (25), novas medidas para combater o coronavírus durante a quarentena. 

Entre as iniciativas, a prefeitura confirmou que vai higienizar espaços públicos e disponibilizará uma linha de crédito em Armazéns da Família com o objetivo de manter a alimentação de mais de 12,8 mil crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social. A ideia é que a família desses meninos e meninas recebam R$ 70 para a compra de mantimentos.

“É a forma que encontramos de assegurar a alimentação dos mais humildes, sem criar problemas de logísticas de fabricar kits para distribuição”, explicou Greca.

Em outro ponto, a prefeitura abordou a higienização da cidade com um processo de assepsia, composto por uma mistura de água com hipoclorito de sódio e peróxido de hidrogênio. “Nós estamos varrendo, escovando, limpando! Sai sujeira, sai tranqueira!”, exclamou o político.

O trabalho começou na Unidade de Pronto Atendimento do Pinheirinho (UPA) e segue pelo Hospital do Idoso, além de estações e terminais do transporte coletivo.

Sobre o atendimento hospital, Márcia Haçulak afirmou que está averiguando a possiblidades para que Curitiba tenha mais leitos de Unidades de Terapia Intensiva. A previsão é de que a cidade tenha mais de mil leitos para abrigar pacientes, além de outros espaços “ociosos” que ofereceram ajuda à prefeitura.

Durante a transmissão ao vivo, a secretária enfatizou várias vezes que ainda não há mortos por coronavírus em Curitiba e que, por enquanto, o paciente mais grave tem apresentado melhoras no quadro de saúde.

Ao término da fala, Greca afirmou que conversou com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e assegurou que mais de 330 mil vacinas devem chegar ao Paraná. Somente em Curitiba, cerca de 130 mil doses devem atender idosos, professores, profissionais da saúde e o grupo prioritário em geral.

Confira a transmissão completa, na íntegra:

Colaboração Mateus Bossoni