Prefeitura de Curitiba cancela atividades e eventos; veja lista completa

De Scheila Pessoa | 18 de março de 2020 | 10:42
(Foto: Daniel Castellano/SMCS)

A Prefeitura de Curitiba adotou uma série de medidas para conter a transmissão do coronavírus, entre elas o cancelamento de atividades esportivas e culturais e o fechamento de equipamentos municipais que reúnam grande números de frequentadores.

Os eventos comemorativos do aniversário de 327 anos da capital paranaense, como a encenação sobre a história da fundação de Curitiba, que vinha acontecendo nas Ruas da Cidadania, foram adiados.Também foram suspensas a tradicional comemoração no Parque Barigui e a festa do Passeio Público.

As determinações devem ser entendidas como ações para conter a expansão do vírus, para o qual ainda não há vacina. Não quer dizer que a situação está fora de controle.

Atividades para idosos

A faixa etária acima de 70 anos forma o grupo mais vulnerável à doença. Por isso, órgãos que desenvolvem atividades com grupos da terceira idade suspenderam atividades.

É o caso das aulas do programa Idoso em Movimento, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e das atividades oferecidas pelas unidades de saúde e pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Fundação de Ação Social (FAS) – oficinas de artesanato, dança e aulas de idiomas.

A Urbs (Urbanização de Curitiba) recomenda que idosos, a partir de 70 anos, evitem utilizar ônibus em horários de pico – de 6h às 9h; das 11h às 14h; e das 17h às 19h.

Atrações Turísticas

A Torre Panorâmica estará fechada até o dia 12 de abril, assim como os postos de atendimento ao turista na rodoferroviária, Jardim Botânico, Torre Panorâmica, aeroporto e Palacete Wolf. A Linha Turismo funciona normalmente.

Espetáculos e Parques

Estão suspensos, desde terça-feira (17) até o dia 12 de abril, todos os espetáculos e atividades culturais programados para os espaços da Fundação Cultural de Curitiba. Também estão fechados o Museu de História Natural Capão da Imbuia e o Zoológico.

O Salão de Exposições do Jardim Botânico de Curitiba permanece fechado por tempo indeterminado. A chefia do Jardim Botânico optou, ainda, por postergar o início das atividades voltadas aos frequentadores, o Comunidade no Jardim Botânico, que teria início neste sábado (21).

Aulas e Faróis do Saber

As aulas nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) vão até sexta-feira (20) e estarão suspensas partir da próxima segunda-feira (23) até o dia 12 de abril. Estudantes que faltarem nesta semana (de 16 a 20) também terão faltas abonadas.

Todos os Faróis do Saber, em praças e nas escolas, serão fechados pelo mesmo período.

Prova Curitiba

A Secretaria Municipal da Educação decidiu cancelar a aplicação da Prova Curitiba, que seria realizada de 17 a 23 de março, com a participação de 70 mil estudantes da rede municipal de ensino.

A terceira edição da Prova Curitiba será feita após o retorno das aulas, a partir de 13 de abril, em data a ser definida.

Reuniões Públicas

O Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), gestor do programa de consultas públicas Fala Curitiba, informa que por orientação dos órgãos de saúde pública as reuniões presenciais do programa Fala Curitiba serão canceladas.

A votação pode ser feita on-line até o dia 5 de abril. Pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br, os cidadãos escolhem até cinco temas que consideram prioritários para o orçamento da cidade para a formação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Esporte e Lazer

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) suspendeu as aulas do programa Idoso em Movimento, voltadas para alunos com mais de 60 anos de idade, e também cancelou os Jogos Escolares e as demais competições esportivas programadas para março.

As aulas e atividades esportivas nos 36 espaços esportivos da Prefeitura de Curitiba, como Centros da Juventude e Clubes da Gente, também serão suspensas a partir de segunda-feira (23) até 12 de abril. A medida adotada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) segue as determinações do decreto municipal número 421/2020, publicado na segunda-feira (16) pela Prefeitura.

Smart City Expo e Worktibas

O Smart City Expo Curitiba 2020, edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, teve a data da sua terceira edição adiada para os dias 18 e 19 de junho.

Os Worktibas Cine Passeio e Barigui, coworking públicos gratuitos, permanecerão fechados até 12 de abril.

Ensino a distância

As capacitações sobre empreendedorismo e cidades inteligentes da Prefeitura e Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação passam a ser EAD (à distância), a partir desta terça-feira (17).

Conferência

A Conferência de Proteção Animal, que aconteceria neste sábado (21), no auditório do Mercado Municipal, e a última das reuniões preparatórias, que seria nesta segunda-feira (16), na Rua da Cidadania do Pinheirinho, foram adiadas, sem novas definições de data.  

Colaboração Prefeitura de Curitiba