Prefeitura de Curitiba disponibiliza serviços de secretaria por meios eletrônicos; confira

De | 24 de março de 2020 | 14:04
(Foto: SMCS)

Os serviços das secretarias da Prefeitura de Curitiba serão disponibilizados por meios eletrônicos, pela Central 156 e pelo aplicativo Curitiba App. O cidadão também pode consultar os serviços da cidade no site www.curitiba.pr.gov.br.

As medidas foram tomadas para evitar aglomerações e prevenir o coronavírus (Covid-19). Saiba onde encontrar os serviços abaixo:

Finanças

Na Secretaria de Finanças, o atendimento presencial no prédio central da Prefeitura (Centro Cívico) e nas dez Ruas da Cidadania está temporariamente suspenso. Para garantir o atendimento on-line, as equipes foram reforçadas internamente.

Os prazos processuais ficam suspensos até o dia 12 de abril. Ficam mantidos todos os prazos para o pagamento dos tributos, taxas e débitos com a Prefeitura de Curitiba, relativos ao IPTU, ISS e ITBI.

Documentos de Arrecadação Municipal (DAM) deverão ser emitidos necessariamente por este site ou pelo aplicativo Curitiba App, disponível para android e iOS.

Procuradoria-Geral

Na Procuradoria-Geral do Município, fica mantido o atendimento presencial no setor de Dívida Ativa. Para isso, o contribuinte deverá fazer o agendamento.

Para não expor os servidores e o público, será mantido distanciamento entre as pessoas e serão adotados procedimentos de higiene e segurança.

Escalas

Todos os setores da Procuradoria-Geral do Município, da Secretaria do Governo Municipal e do Instituto Municipal do Turismo adotarão escalas de trabalho sem comprometer o cumprimento das tarefas essenciais. A organização e supervisão das escalas caberá a cada chefia imediata.

Nas unidades do Instituto Municipal de Turismo e na Secretaria de Governo Municipal, fica suspenso o atendimento presencial ao público externo.

Setran

De forma temporária, o atendimento ao público pela Superintendência de Trânsito (Setran) será feito somente de forma online. A sede (Rua Benjamin Constant, 157) e os postos regionais de atendimento do órgão, localizados em Ruas da Cidadania, ficarão fechados.

Também ficam interrompidos os prazos, por tempo indeterminado, para interposição de defesa de autuação, indicação de condutor, recursos à Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) ou ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). Os usuários não terão prejuízo em relação aos prazos de interposição.

A medida tomada pelo órgão municipal segue deliberação nº 185 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que nesta quinta-feira (19/3) anunciou “a ampliação e a interrupção de prazos de processos e de procedimentos afetos aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e às entidades públicas e privadas prestadoras de serviços relacionados ao trânsito”.

No IPMC

O atendimento ao servidor, aposentado ou pensionista no Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC) deverá ter agendamento prévio pelo telefone 3350-3660 ou pelo e-mail [email protected]

Para evitar aglomerações no Setor de Atendimento do IPMC, não haverá acesso livre em qualquer horário. O servidor e o beneficiário que fizerem o agendamento terão acesso no horário para o qual marcaram o atendimento.

Os pedidos de aposentadoria poderão ser solicitados pelo e-mail [email protected] Nestes casos, o servidor será orientado sobre os documentos que deverá providenciar e encaminhar para futura análise.

 Urbanismo

A partir da próxima segunda-feira, 23/3, os serviços da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) deixarão de ter atendimentos presenciais, passando a ser via e-mails. Os protocolos de novas solicitações, feitos exclusivamente em meio físico e presencial, ficarão suspensos por tempo indeterminado. 

Colaboração Prefeitura de Curitiba