Prefeitura de Curitiba lança projeto Caminhar Melhor

De Redação | 11 de fevereiro de 2021 | 18:38
Foto: Pedro Ribas/SMCS

Hoje, (11) a Prefeitura de Curitiba lançou o projeto Caminhar Melhor, como parte do Programa de Mobilidade Urbana contemplado no Plano de Governo para a gestão 2021/2024. Serão destinados R$ 40 milhões para melhorias e novas estruturas cicloviárias e de calçadas, para favorecer os deslocamentos de ciclistas e pedestres na cidade. Os recursos são do Finisa, o Programa de Financiamento para Infraestrutura e Saneamento da Caixa Econômica Federal.

“Queremos chegar a 150 km de estrutura cicloviária e 100 km de calçadas acessíveis”, afirmou prefeito Rafael Greca, ao assinar as ordens de serviço de projetos e autorizar a licitação das obras de implantação de novas calçadas do primeiro lote do Caminhar Melhor.

O prefeito autorizou a licitação das obras de 3,16 km de novas calçadas em trechos das vias Major Heitor Guimarães (409 metros), no Campina do Siqueira; Doutor Goulin (66,2 metros), no Hugo Lange; Francisco Alves Guimarães (196 metros), no Cristo Rei; Eduardo Afonso Nadolny (645 metros), na CIC; João Parolin, no Parolin; e a Avenida Batel (1.400 metros).

Durante a reunião, Greca agradeceu a parceria com a Caixa para a implantação do projeto.

A primeira etapa do projeto Caminhar Melhor conta com 29,4 km de estrutura cicloviária e 21,5 km de novas calçadas em toda a cidade. Ao todo, serão quatro etapas.

Ciclomobilidade

A estrutura de ciclomobilidade a ser implantada no projeto Caminhar Melhor está integrada ao Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba. Lançado em novembro de 2019, com a meta de implantar 200 quilômetros de vias voltadas à ciclomobilidade.

Primeira etapa

Na primeira etapa do Caminhar Melhor estão contemplados projetos de mais 26 km de nova estrutura cicloviária para a implantação na CIC, no Sítio Cercado, Jardim das Américas.

Neste conjunto de intervenções, estão incluídas a estrutura de ciclomobilidade, com 7,7 km, na Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira; outros 4,3 km na integração da JK com a Rua Algacyr Munhoz Maeder; mais 1,1 km na Rua Eduardo Sprada ligando à JK e também em 1,1 km de extensão da Rua Theodoro Locker até a JK, no CIC.

A estrutura a ser implantada na CIC possibilitará a conexão com o setor estrutural Oeste, ligando ao Terminal Campo Comprido e também às ciclorrotas das Vila Sabará, Caiuá e Diadema.

Outros 2,2 km serão implantados às margens do Ribeirão dos Padilhas em direção à Rua dos Pioneiros e de lá rumo ao Parque do Semeador e na Rua Etelvina Maria da Silveira Coelho, às margens Ribeirão dos Padilhas, ligando até o Terminal Sítio Cercado. E ainda no eixo da Avenida Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim das Américas, e em trechos de vias de conexão com o itinerário do Inter 2 nos bairros São Francisco, Bigorrilho e Bom Retiro.

Colaboração Prefeitura de Curitiba