Prefeitura de Curitiba solicita que cidades da Região Metropolitana adotem a bandeira vermelha

De Barbara Schiontek | 14 de março de 2021 | 14:11
Curitiba. Foto: Divulgação

Durante uma reunião do Fórum Metropolitano de Combate à Covid-19, da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), que aconteceu na manhã de sábado (13), Curitiba solicitou que as cidades da Região Metropolitana colaborassem com a adoção das restrições mais rigorosas das atividades, estabelecidas com a vigência bandeira vermelha, para conter os casos de covid-19.

De acordo com a assessora especial do gabinete do Prefeito de Curitiba, Cibele Fernandes Dias, que representou o prefeito Rafael Greca na reunião ao lado do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, foram apresentados aos prefeitos da RMC a explicação das medidas restritivas de lockdown e os motivos que levaram a adoção do decreto, como a situação de emergência sanitária e a evolução expressiva do contágio.

Em mensagem escrita, Greca apelou para a gravidade do momento da pandemia na região: “Diante do agravamento da pandemia de Covid-19, que se reflete no exponencial crescimento do número de pessoas contaminadas, doentes e mortas, rogamos a todos os municípios da RMC que adotem as medidas restritivas estabelecidas no Decreto nº 565 da capital”.

No ofício, o prefeito citou que é fundamental coibir atividades não essenciais que ajudam a propagar a doença, principalmente em um momento em que o sistema de saúde está próximo da exaustão.

“Neste momento, além de não permitir o funcionamento de locais que geram aglomeração e promovem a disseminação do vírus, é preciso tirar as pessoas de circulação, o máximo possível, para evitar acidentes que também resultam em hospitalizações e atendimentos por traumas, impactando diretamente no sistema de saúde”, pontuou.

O prefeito também apelou pela união dos outros para cumprir o objetivo. “Nossos Municípios precisam estar unidos na adoção dessas medidas sanitárias – que agora são inevitáveis, lembrando que Curitiba vem suportando grande parte do atendimento em saúde dos moradores dos municípios lindeiros, mas o esgotamento da capacidade do SUS coloca a sociedade na cruel condição de assistir o sofrimento e a morte de centenas de pessoas”, alertou Greca.

A reunião de hoje foi online. Amanhã (15), um novo encontro online está marcado para definir as cidades que vão acompanhar a decisão de Curitiba de restringir as atividades não essenciais para conter o contágio do coronavirus.

Participantes do fórum

Participaram da reunião: o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto; a médica coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Maria Lourenço Francisco Nasr; o médico diretor-geral da Sesa, Vinicius Filipak.

Os prefeitos Jesse da Rocha Zoellner (Agudos do sul); Gerson Denilson Colodel (Almirante Tamandaré); Claudio Cesar Casagrande (Campo Magro); Neneu Artigas (Itaperuçu); Everton Vizentin (Campo do Tenente); Vandir de Oliveira Rosa (Adrianópolis); José Altair Moreira (Tijucas do Sul); Marcos Zanetti (Balsa Nova); Patrick Magari (Cerro Azul); Luis Antonio Biscaia (Mandirituba); Maicon Grosskopf (Pien); Mauricio Rivabem (Campo Largo), Margarida Maria Singer (São José dos Pinhais); Karime Fayad (Rio Branco do Sul); Diego Ribas (Lapa) e Helder Luiz Lazarotto (Colombo).

Os municípios de Contenda, Araucária, Pinhais, Piraquara, Doutor Ulysses, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, e Tunas do Paraná foram representados por seus secretários de saúde e autoridades sanitárias. Também  participaram os servidores da SMS de Curitiba: Rosana Zappe, Flávia Celene de Quadros, Jane Sescatto e Diego Spinoza dos Santos.

Colaboração Prefeitura de Curitiba