Prefeitura disponibiliza aulas em vídeo para população se exercitar em casa

De Daniela Borsuk | 26 de março de 2020 | 10:42
(Foto: Divulgação/ SMELJ)

Desde segunda-feira (23), quase 27 mil pessoas já acessaram os vídeos de exercícios físicos disponibilizados pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) nas redes sociais da Prefeitura de Curitiba. As aulas em vídeo foram a opção encontrada para que as pessoas que estão em isolamento social, em casa, possam se exercitar sem precisar sair. As aulas podem ser acessadas quantas vezes o internauta desejar.

Até agora foram apresentados exercícios de alongamento e de aero local, mas os profissionais têm preparado aulas diferentes e atrativas para que todos possam manter o movimento do corpo. Nos vídeos, os profissionais ensinam como as pessoas podem fazer exercícios físicos dentro de casa. As três primeiras aulas foram conduzidas pelos professores Simone Cordeiro, Eloise De Freitas e Regiane Atallah.

Assista aqui aos três vídeos

Aula 1
Aula 2
Aula 3

Seguindo as determinações da Secretaria Municipal da Saúde e do Comitê de Técnica e Ética Médica da Prefeitura, que recomendam a não aglomeração de pessoas para evitar o contágio pelo novo coronavírus, desde segunda-feira (23) todos os 36 Centros Esportivos da Prefeitura estão fechados para o público.

“As aulas em vídeo são uma maneira de as pessoas continuarem a se exercitar, mesmo dentro de casa, e assim manter o sistema imunológico fortalecido” explicou o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein.

Além das fronteiras

Levantamento feito pela Smelj mostra que as aulas foram vistas não apenas em Curitiba, mas também em outros estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. 

A iniciativa foi elogiada pelos internautas. “Compartilhamos com amigas. Para que neste momento delicado possam ter esta oportunidade de exercícios mantendo a saúde física e mental. Muito, muito obrigado pela iniciativa e colaboração”, disse Sueli Doszanet, de Curitiba.

Vanadir Rechi, moradora de Curitiba, também deixou um comentário elogiando os professores da Smelj. “Obrigada pessoal, neste momento difícil que estamos passando vocês não imaginam o quão foi gratificante essa aula, me fez sentir muito bem e agradecida”, comentou.

Mulheres são a maioria

As três primeiras aulas foram vistas por 11,7 mil pessoas ao vivo durante suas estreias. Depois que os vídeos ficaram disponíveis na timeline da página do Facebook da secretaria, outras 15 mil pessoas também assistiram.

O maior público acompanhando as aulas é formado por mulheres (86,4%), e a faixa etária com mais adeptos é entre 35 a 54 anos de idade. Mas os idosos também têm acompanhado, representando 10,9% entre as pessoas que assistem e tem se exercitado em casa com as orientações dos profissionais de Educação Física da Smelj.

Colaboração Prefeitura de Curitiba