Prefeitura entrega revitalização e estreia com carrossel, trenzinho e teatro no Passeio Público

De Daniela Borsuk | 23 de novembro de 2019 | 09:06
(Foto: Daniel Castellano/ SMCS)

Neste domingo (24), a Prefeitura de Curitiba entrega a revitalização do Passeio Público, o primeiro parque da cidade.

A reinauguração, que começa às 18h, vai estrear uma programação natalina especial, com um carrossel veneziano, trenzinho elétrico, Casa do Papai Noel, feirinha gastronômica e ainda uma árvore de Natal de 11 metros. Todas as atrações são gratuitas.

O carrossel veneziano, que terá acessibilidade para crianças e adultos com dificuldade de locomoção, será a grande atração do local. Ele ficará aberto ao público até 6 de janeiro. Enquanto o carrossel fica próximo ao portal da esquina das ruas Presidente Faria e Presidente Carlos Cavalcanti, do outro lado, junto à Rua Luiz Leão, foi instalado o trenzinho elétrico. O brinquedo tem capacidade para circular com 18 crianças e até quatro adultos. A atração ficará aberta até 23 de dezembro.

O espaço também vai ser usado como palco para 23 atores do auto natalino teatralizado que narrará o nascimento de Jesus. Serão sete apresentações a partir do domingo (24) até 15 de dezembro.

Revitalização

Desde 2017, o local vem passando por uma grande reforma. O mais antigo parque curitibano recebeu 40 mil novas flores e todo a área gramada foi recuperada. São mais de seis mil metros quadrados de grama para ornamentar os canteiros.

No lago, entre a nova praça do Passeio (onde está o carrossel) e a Ilha dos Poetas, foi instalado um deck de madeira. A estrutura tem 45 metros de comprimento e avança para o lago, formando um espaço para contemplação.

Todo o muro de pedra foi lavado e recuperado. As grades de proteção lixadas estão recebendo pintura nova. Os postes republicanos da parte externa receberam nova camada de tinta e os portais de acesso também estão sendo pintados. No interior, o Passeio Público tem um novo sistema de iluminação, especialmente projetado.

O trabalho teve ainda pintura e reforma dos banheiros, mudanças nos recintos de animais, restauração de bustos e placas, podas de árvores e plantio de 120 mudas de árvores nativas, especialmente frutíferas.

Colaboração Prefeitura de Curitiba