PRF apreende mais de 1 milhão de carteiras de cigarro contrabandeadas

De Daniela Borsuk | 19 de fevereiro de 2020 | 08:59
(Foto: PRF)

Mais de 1 milhão de carteiras de cigarro foram apreendidas na terça-feira (18), em duas ocorrências no Paraná. As ações foram realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a PRF, 600 mil carteiras de cigarro contrabandeadas estavam em um caminhão bitrem abordado na BR-163, em Quatro Pontes. O restante da carga, 450 mil carteiras, foi apreendida às margens da PR-323, um Umuarama. No total, a mercadoria foi avaliada em R$ 5,2 milhões. Um dos envolvidos foi preso em flagrante.

O motorista do caminhão de Quatro Pontes desobedeceu a ordem de parada da equipe da PRF na altura do quilômetro 280 da BR-163. Um quilômetro à frente, ele saltou da cabine, abandonou o veículo e fugiu a pé, em meio a mata. Buscas foram feitas nas imediações do local, mas o contrabandista ainda não foi encontrado.

Tanto o caminhão quanto os dois semirreboques apresentavam indícios de adulteração e placas falsas. A PRF encaminhou a ocorrência para a Receita Federal em Guaíra.

A apreensão em Umuarama ocorreu no pátio de um posto de combustíveis, às margens da rodovia PR-323. O motorista, de 30 anos de idade e morador de Eldorado (MS), também tentou fugir a pé, mas foi alcançado e preso em flagrante.

Com placas falsas, o caminhão havia sido roubado no último dia 6 de janeiro, em Rosário Oeste (MT). O semirreboque, que também estava com a placa adulterada, havia sido roubado em 9 de janeiro, no município de Jaciara (MT).

Aos agentes da PRF e da PM, o preso disse que pegou o veículo já carregado em Guaíra (PR), e que pretendia levá-lo até Maringá (PR). A ocorrência foi encaminhada para as unidades da Polícia Federal e da Receita Federal em Guaíra. O crime de contrabando tem pena prevista de dois a cinco anos de prisão.

Colaboração PRF