PRF lança desafio para incentivar doação de sangue

De lucianpichetti | 17 de abril de 2020 | 15:22
(Foto: Venilton Kuchler/Arquivo AEN)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná lançou, nesta segunda (13), a campanha “Desafio Sangue Solidário”. Trata-se de um desafio onde os policiais fazem uma doação de sangue e desafiam outros para o mesmo ato de solidariedade. O objetivo é estimular a doação de sangue não só entre o efetivo da instituição, mas em toda a sociedade, que tem visto o estoque nos hemocentros do Brasil cada vez mais reduzido em razão do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.

Quem encabeçou o desafio no estado foi o Superintendente Regional, Ismael de Oliveira. O vídeo, gravado na sala de doação, deu início a um ciclo de solidariedade. Veja:

O sistema de saúde também é afetado pela situação social imposta pela quarentena. A indisponibilidade de qualquer recurso torna grave quadros de saúde que seriam de relativa tranquilidade em circunstâncias diversas da atual.

A falta de sangue para procedimentos de transfusão para os pacientes hematológicos faz com que estes ocupem leitos que poderiam ser destinados ao tratamento de pacientes com a nova doença.

Para que não haja um colapso nos atendimentos de emergência em todo país, é fundamental que as pessoas saudáveis contribuam para a manutenção dos estoques de sangue.

Pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves continuam demandando os estoques de sangue em todo o país.

Segundo o Ministério da Saúde, os hemocentros estão preparados para receber doadores com segurança e condições de higiene preventiva.

 Para que mais gente possa fazer parte do Desafio Sangue Solidário, a PRF solicita que o doador grave um vídeo ou tire uma foto no momento da doação, desafiando outra pessoa. Aí é preciso postar o registro no Instagram marcando o perfil oficial da instituição – @prfoficial -, juntamente com a #desafiosanguesolidario.

Colaboração PRF