Primeira Ação Inverno da FAS atende 400 pessoas por noite

De Redação | 27 de maio de 2019 | 13:27

Devido ao frio registrado no último final de semana, a Fundação de Ação Social intensificou as abordagens com a Ação Inverno. Em cada noite, foram atendidas aproximadamente 400 pessoas em situação de rua. A operação foi realizada das 18h de sexta-feira (24) até às 6h desta segunda-feira (27). 

Nas três noites deste fim de semana, as equipes fizeram 302 abordagens sociais, sendo que 187 foram solicitadas pela Central 156 e as demais aconteceram por busca ativa – quando os servidores da FAS saem às ruas à procura de pessoas que estejam ao relento para oferecer acolhimento.

Nas abordagens sociais, 172 pessoas aceitaram atendimento e foram levadas para casas de passagem para pernoite, onde receberam jantar e café da manhã, puderam tomar banho e dormir protegidas do frio. Por estarem debilitadas, três pessoas foram levadas para unidades de pronto-atendimento e 11 retornaram para suas famílias, depois de contato feito pela FAS. Apesar do frio, 116 pessoas recusaram atendimento e preferiram ficar nas ruas.

A maioria dos atendimentos foi feito para pessoas que procuraram as unidades da FAS espontaneamente. O maior movimento aconteceu de sexta-feira para sábado, quando o frio foi mais intenso e a mínima chegou a 6° C. Na primeira noite, 364 pessoas procuraram acolhimento. No sábado, foram 334 pessoas, e no domingo, 350.

As abordagens das FAS são intensificadas em todas as noites em que a temperatura for igual ou menor a 9°C, das 19h às 23h.

Colaboração Prefeitura de Curitiba