Primeira usina de energia solar de Londrina é entregue pela UEL

De Daniela Borsuk | 7 de novembro de 2019 | 10:41
A obra deve ser responsável por manter cerca de 250 casas (Foto: AEN-PR)

Nesta sexta-feira (8), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai entregar a primeira Usina Fotovoltaica de Londrina, um sistema de captação de incidência solar que deve garantir uma produção de 489,6 MWh/ano, suficiente para manter 250 casas durante um ano.

A Usina, que tem 1.020 placas solares, ocupa uma área de 2 mil metros quadrados do estacionamento da Clínica Odontológica Universitária, no Campus Universitário, com capacidade para abrigar até 114 veículos.

A Usina Fotovoltaica é resultado de investimento público de R$ 4,9 milhões referentes aos Projetos de Eficiência Energética Prioritário e o de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégico (P&D), aprovados em Chamada Pública, há dois anos.

Além da Usina, o edital contemplou também uma unidade geradora de energia elétrica a biogás que será produzido em biodigestores, instalados na Fazenda-Escola. Essa unidade está em testes operacionais e deverá entrar em funcionamento em breve.

As demais ações previstas no edital foram a substituição de 15 mil lâmpadas fluorescentes por Led, troca de 40 condicionadores de ar e de 40 destiladores de água, por equipamentos mais eficientes e de menor gasto energético, economizando no consumo de energia e também de água.

Também foram instalados 40 medidores para avaliar o consumo de Centros de Ensino, órgãos de apoio e demais unidades distribuídas no Câmpus, sendo que 29 destes foram pelo projeto e outros 11 por conta da UEL. Estes projetos totalizaram um investimento de R$ 3 milhões.

Segundo o reitor Sérgio Carvalho, a usina coloca a Universidade no caminho da sustentabilidade, seguido por várias instituições públicas que priorizam os investimentos relacionados ao consumo racional de energia. Ele lembra que as ações tiveram início em 2017, com a participação no Edital Público da Copel/Aneel.

Colaboração AEN-PR