Procon alerta para abusos nos preços de álcool gel e máscaras

De lucianpichetti | 16 de março de 2020 | 15:44
Foto: Divulgação

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), tem fornecedor paranaense abusando no preço do álcool gel e das máscaras de proteção. A afirmação foi feita pela diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, em seu perfil no Facebook. Ela explica como o consumidor deve proceder nesses casos.

A confirmação de casos do coronavírus no Brasil e, mais recentemente, no Paraná, provocou uma correria nas lojas por álcool gel e máscaras. Em alguns locais os produtos já estão em falta.

Orientações

O álcool, assim como a água e o sabão, é um importante aliado no combate ao vírus. Mas o uso da máscara não é indicado a toda a população.

Segundo orientação do Ministério da Saúde, as máscaras são recomendadas às pessoas que apresentam sintomas respiratórios, como tosse, espirros ou dificuldades em respirar.  A utilização serve para evitar a transmissão no coronavírus para as pessoas ao seu redor e no momento em que for procurar o atendimento médico.

Também é indicada para pessoas (incluindo familiares) que prestam atendimento aos indivíduos com suspeita ou confirmação de coronavírus.

A recomendação também se destina aos profissionais de saúde. Eles devem utilizar a máscara ao entrar em uma sala com pacientes ou quando for tratar um indivíduo com sintomas respiratórios.