Procuradoria da Mulher da Assembleia completa um ano

De lucianpichetti | 2 de julho de 2020 | 16:10
Foto: Orlando Kissner

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná completa seu primeiro ano em atividade neste 2 de julho de 2020. O órgão, criado como um instrumento do Legislativo Estadual para manutenção e ampliação de políticas públicas para as paranaenses, é comandado pela deputada estadual Cristina Silvestri (CDN), que foi nomeada como a primeira procuradora da mulher da Casa.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), foram muitas as conquistas e atendimentos realizados em favor das mulheres paranaenses no período.

“Quando a Mesa Executiva decidiu implantar a Procuradoria da Mulher aqui no Paraná foi uma forma de dar continuidade às medidas adotadas para aproximar o Legislativo da população, em especial das mulheres”, disse.

“A Procuradoria da Mulher é um importante canal para a defesa dos direitos da mulher e nesse um ano de atuação já conseguiu grandes conquistas, a implantação em tempo recorde do boletim online é um grande exemplo. Queremos valorizar as mulheres paranaenses criando mecanismos para que aquelas que sofrem de qualquer tipo de violência e não têm voz, tenham mais esse canal com a grande rede de proteção”, completou Traiano.

Já o primeiro secretário da Assembleia, deputado Luís Claudio Romanelli (PSB) lembrou que a Procuradoria foi criada com o objetivo de desenvolver ações que contribuam para a proteção e a consolidação da cidadania das mulheres.

“Com trabalho e dedicação a equipe da procuradoria, comandada pela deputada Cristina Silvestri, orientou e protegeu mulheres, promoveu a boa informação a todos os cantos do Paraná, realizou campanhas solidárias e ajudou a quem mais precisa. Criada há um ano, a Procuradoria se tornou um órgão atuante e fundamental da Assembleia Legislativa”, disse Romanelli.

Atuação –

Neste primeiro ano de trabalho, a Procuradoria Especial da Mulher realizou ações importantes, atuando em diversas frentes da causa feminina, como segurança, saúde e política, com apoio das deputadas Cantora Mara Lima (PSC), Mabel Canto (PSC), Luciana Rafagnin (PT) e Maria Victória (PP), além de todos os deputados, órgãos de justiça e outras instituições de segmentos variados.

Para mostrar detalhadamente tudo o que foi feito até agora, a Procuradoria da Mulher lançou um relatório de ações, que está disponível para consulta em versão digital que pode ser consultado através deste link. 

“Em um ano de trabalho, reunimos muitas conquistas importantes para a causa feminina. Foram trabalhos em segmentos variados e que trazem resultados expressivos. Um dos mais recentes foi a conquista do Boletim de Ocorrência Online, solicitado pela Procuradoria da Mulher à Secretaria de Segurança, com apoio de deputadas e deputados, neste período de pandemia”, exemplifica Cristina, relembrando um reconhecimento recente dado à Procuradoria, que teve o seu Protocolo Unificado da Mulher selecionado no 17º Prêmio Innovare, uma das maiores premiações em Direito do país.

Atendimento –

Uma das funções primárias da Procuradoria da Mulher é fiscalizar e dar encaminhamento a denuncias de mulheres que não estejam tendo seus direitos garantidos, mesmo durante a pandemia. Por isso, mulheres vítimas de violência que procurarem ajuda e não receberem o devido atendimento, podem acionar a Procuradoria da Mulher da Assembleia por WhatsApp (41 98814-2228), e-mail ([email protected]) ou pelas redes sociais Instagram ou Facebook.

Colaboração Alep