Produções do Teatro Guaíra têm público de 103 mil pessoas em 2019

De Patricia Zeni | 23 de dezembro de 2019 | 10:05
Foto: Cesar Bond / AEN

O Centro Cultural Teatro Guaíra encerra 2019 com público de 103 mil espectadores nas produções realizadas pela instituição. No total, foram 113 apresentações dos quatro corpos artísticos. O BTG, por exemplo, teve aumento de 20% em seu público, de 32 para 39 mil, refletindo o sucesso das comemorações do cinquentenário da companhia.

O CCTG é um dos maiores complexos culturais da América Latina, com quatro auditórios em um espaço de 16,9 mil metros quadrados. Além disso, é um dos únicos teatros públicos no país com corpos artísticos: o Balé Teatro Guaíra, a Orquestra Sinfônica do Paraná, a Escola de Dança Teatro Guaíra e a G2 Cia de Dança.

O total de público, contabilizando-se eventos externos, foi de 301 mil pessoas, o que consolida o Teatro Guaíra como um dos principais marcos culturais do país. Somente no Guairão foram 235 mil pessoas em 156 apresentações, com grandes nomes da música nacional e internacional.

A diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, afirma que o foco principal de 2019 foi mostrar o Teatro como a casa dos paranaenses. “Nós queremos que todos, independentemente de classe social, se sintam parte da história que estamos construindo. É um novo olhar para cultura, em que o erudito e o popular se encontram para refletir a identidade paranaense. Estamos muito felizes com esse momento e muita vontade de planejar um 2020 unindo todas as pessoas”, afirma.

Em termos de democratização do acesso à cultura, a principal diretriz do Governo do Estado para esse setor, Monica pontua que uma das ações mais inovadoras foi a criação de oficinas técnicas e artísticas levadas a oito cidades paranaenses.

“A formulação dessas oficinas teve o objetivo de ampliar o diálogo com o público e aproximar ainda mais o cidadão do Teatro Guaíra. Levamos, além de espetáculos, nossa qualidade técnica reconhecida nacionalmente. Foi um processo muito bonito ver as pessoas imaginando como aplicariam esse conhecimento nas suas próprias cidades, seja em teatros oficias ou pequenos espaços comunitários”, finaliza.

Balé Teatro Guaíra

O Balé Teatro Guaíra teve público recorde em 2019. Foram 39,5 mil espectadores, o maior número desde 2011. O valor representa uma alta de 20% em relação a 2018. Em maio ocorreu a Mostra de Repertório para celebrar os 50 anos do Balé Teatro Guaíra e depois a companhia fez uma turnê por oito cidades paranaenses. Em todos os locais, foram ofertadas oficinas técnicas e artísticas para a comunidade. No total, o BTG se apresentou 34 vezes neste ano.

Escola de dança

A Escola de Dança Teatro Guaíra teve 18 mil espectadores em 2019 em 36 apresentações realizadas em 2019. No fim do ano, ocorreram seis sessões de João e Maria, sendo três para alunos de escolas públicas. A montagem foi baseada em um conto de fadas da cultura popular alemã e levou para o palco do Guairão 110 integrantes da EDTG.

G2

O G2 Cia. de Dança, companhia de bailarinos master do Teatro Guaíra, se apresentou em três capitais do Sudeste e Nordeste do país entre agosto e outubro de 2019. Em agosto o grupo foi para Recife (PE) e em outubro para Vitória (ES) e Fortaleza (CE). As viagens fizeram parte da celebração de vinte anos do G2. No repertório, duas coreografias aclamadas: La Cena e Blow Elliot Benjamin. Nos últimos anos, o grupo vem desenvolvendo uma técnica inovadora que une dança, interpretação e música. O público total no ano foi de 4 mil pessoas.

Orquestra Sinfônica

Em 2019, a Orquestra Sinfônica do Paraná fez 42 apresentações e teve 40,5 mil espectadores. Entre os destaques estão a projeção do filme Tempos Modernos, de Charlie Chaplin, acompanhada pela trilha sonora executada ao vivo pelos músicos da OSP e com ingressos esgotados antes da estreia, além dos concertos My Fair Lady, Beethoven e o Concerto de Aniversário, com obras de Villa-Lobos e Shostakovitch, todos também com sessões lotadas.

Informações AEN-PR