Programa de pesquisa de diagnóstico do coronavírus oferta bolsas para profissionais da saúde

De Barbara Schiontek | 9 de março de 2021 | 16:30
Foto: divulgação SETI

O Governo do Paraná lançou Chamada Pública para selecionar profissionais da área da Saúde e fornecer bolsas de extensão. Os bolsistas vão contribuir para ampliar a capacidade de pesquisas de diagnóstico do exame RT-PCR do coronavírus, dando suporte nos processos de testagem de amostras de pacientes para confirmação dos casos de covid-19.

Considerados padrão de referência, os testes moleculares, também chamados RT-PCR, são exames que identificam e confirmam a infecção pelo coronavírus.

“O objetivo é fortalecer a rede de testagem de forma descentralizada, contemplando todas as regiões do território paranaense, a partir das estruturas laboratoriais disponíveis nas universidades públicas”, afirma o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona.

Para este novo programa, será destinado R$ 160 mil, do Fundo Paraná de Ciência e Tecnologia, gerido pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O pagamento das bolsas será intermediado pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Já as atividades de extensão, que serão desenvolvidas pelos bolsistas, terão supervisão da Secretaria de Estado da Saúde.

Programa

Ao todo, serão ofertadas 20 bolsas de extensão, cada uma no valor de R$ 2 mil mensais, com duração de até quatro meses, com possibilidade de prorrogação. Os profissionais bolsistas deverão cumprir carga horária de 36 horas semanais.

Os profissionais que irão atuar no programa devem ter graduação em um dos seguintes cursos: Biologia, Biomedicina, Farmácia, Medicina Veterinária e Química; ou formação superior em áreas afins, tais como: Análises Clínicas, Bioquímica, Bioprocessos, Biotecnologia, Genética e Microbiologia.

“Uma vez selecionados, os bolsistas deverão apresentar documentação comprobatória de formação e de situação regular junto ao respectivo Conselho Profissional. Ao final do programa, receberão Certificado de Conclusão de Atividades de Extensão Universitária”, informa Marcos Aurélio Pelegrina, assessor da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

As atividades serão desenvolvidas em laboratórios de dez instituições de ensino superior paranaenses, estaduais e federais, que integram a Rede Paranaense de Diagnóstico Molecular de SARS-CoV-2, instituída no mês passado.

Colaboração AEN