Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha recebe apoio da PCPR

De | 6 de janeiro de 2020 | 10:39
(Foto: AEN)

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está apoiando o programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar), desde o início da Operação Verão Maior no Litoral do Estado. De acordo com a corporação, o grupamento aéreo tem auxiliado em ações para a conservação de espécies marinhas ameaçadas, como arraias, tartarugas e tubarões.

O programa é realizado pela ONG Rebimar e tem apoio do Governo Federal. O pesquisador e coordenador do projeto, Robin Hilbert Loose, ressaltou a importância do trabalho conjunto. ““Essa parceria da PCPR com o Rebimar fortalece a conservação marinha do Paraná. Agradecemos o apoio prestado para a conservação marinha paranaense”, disse o pesquisador. Loose explica que o trabalho apoia diretamente outros organismos, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e o Ibama, com a intenção de coibir práticas ilegais.

Espécies

Durante os voos realizados na extensão da Ilha do Mel até a divisa com Santa Catarina foi possível registrar a presença de espécies importantes para o ambiente marinho. Outro objetivo é verificar a presença de redes ilegais e embarcações executando pesca em local proibido por lei.

Nestes casos, o programa Rebimar encaminha as denúncias aos órgãos competentes, como o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Polícia Ambiental. Na sequência as autoridades notificam o pescador para retirar as redes e, caso ele não faça, pode ser multado e ter a rede apreendida.

Colaboração AEN