Programa esteriliza 166 animais domésticos em Capanema

De Barbara Schiontek | 30 de janeiro de 2021 | 12:58
Foto: AEN

O Programa Estadual Permanente de Esterilização de Cães e Gatos está realizando castrações em Capanema. Foram castrados 166 animais, entre cães e gatos. A esterilização gratuita auxilia as prefeituras e a sociedade a manter o controle da população de rua e dos problemas decorrentes.

A castração dos 166 pets do município começou na sexta-feira, (29) e vai até a segunda-feira, (01).

O primeiro ciclo do programa encerra no mês de março, contemplando um total de 45 municípios do Paraná. Capanema é a 36ª cidade que recebe o programa, que já esterilizou mais de 11 mil animais, desde 2019. Uma nova licitação está prevista para 2021 e vai se estender para mais 69 municípios.

A castração evita as ninhadas indesejáveis, mais suscetíveis ao abandono, e a proliferação de zoonoses, doenças transmitidas entre animais e pessoas. O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, por meio do Instituto Água e Terra.

Capanema

O atendimento em Capanema está sendo realizado na Avenida Geraldo Fulber, 614 – Santa Cruz. Girlene Jacob, servidora do IAT que é médica veterinária e acompanha a ação em todos os municípios, enfatiza a necessidade de os animais estarem em jejum e em bom estado clínico.

“Antes da cirurgia, os pets passam por uma avaliação clínica. É fundamental que os tutores não omitam informações para a segurança do animal”, explica.

Cães adultos deverão estar em jejum de água e comida de oito horas, enquanto os filhotes, devem jejuar 4 horas. Para os gatos o jejum é de 6 horas, apenas para alimentos. Os animais deverão, ainda, estar limpos e alojados em locais confortáveis e ventilados.

Colaboração AEN