Programa integra trabalhadores do turismo e moradores de Foz do Iguaçu

De Barbara Schiontek | 24 de março de 2021 | 11:29
Foto: Prefeitura de Foz do Iguaçu

O programa Foz Conhecendo Foz foi lançado em janeiro de 2021, com o objetivo de possibilitar a volta ao trabalho de motoristas e guias de turismo e, ainda, oferecer aos moradores a oportunidade de conhecer os atrativos da cidade gratuitamente.

Um dos inscritos no programa é o Cleverson Lobelein, que por oito anos trabalhou como guia de turismo em Foz do Iguaçu. Há quatro, ele e a colega Elisângela Ferreira formaram uma sociedade, que estava gerando bons resultados. Entretanto, a chegada da pandemia do coronavírus, eles foram diretamente afetados e o negócio ficou estagnado. Foi com a inscrição no programa, que os parceiros conseguiram retomar o trabalho, com a van que já estava parada há nove meses.

“No começo, achamos que a pandemia não duraria muito tempo, mas logo percebemos que o cenário era muito grave. Para conseguir renda, precisei começar a trabalhar como motorista de aplicativo, pois foi a saída que encontrei. Assim que vimos as notícias sobre o programa, não hesitamos em nos inscrever e voltar a trabalhar com o que tanto amamos. Foi a nossa luz no fim do túnel”, contou Cleverson.

A iniciativa possui 352 trabalhadores cadastrados: 202 guias, 101 motoristas de vans escolares e 49 motoristas de vans de turismo. Até o momento,  2.234 cidadãos foram atendidos em 562 passeios. 
Entre os destinos oferecidos, o mais buscado é o Parque Nacional do Iguaçu. As Cataratas do Iguaçu já atraíram 302 caravanas, seguida por Itaipu Panorâmica/Ecomuseu (168) e o Marco das Três Fronteiras (92).

As regiões com os maiores números de embarque são: Centro (83), Vila C (80), Porto Meira (80) e São Francisco (80).

Troca de experiências

Além dos números, um dos resultados que o programa alcançou foi a aproximação entre trabalhadores do principal setor econômico da cidade e a população.

Os profissionais contam que a experiência está sendo diferente das atividades usuais, por conta das diferentes abordagens nos passeios. Segundo eles, os moradores de Foz acabam conhecendo melhor como funciona o trabalho de guias e motoristas do setor turístico.

“Eles percebem como a nossa profissão é importante para a imagem que a cidade passa. A viagem acaba sendo uma grande troca. Temos a chance de levar pessoas que nunca visitaram os atrativos, mas que, ao mesmo tempo, conhecem pioneiros e sabem histórias incríveis de pontos e ruas da cidade. Isso nos desafia também a inovar e buscar maneiras de tornar o passeio ainda mais interessante”, conta Elisângela Ferreira.

Inscrição no programa

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, as inscrições para participar do programa ainda estão abertas. O cadastro deve ser feito no Protocolo Geral do Município, localizado na Praça Getúlio Vargas.

O atendimento deve ser agendado pelo telefone: (45) 2105-1371. Os documentos necessários para cada vaga e formulário estão disponíveis no edital.

Os moradores devem agendar os passeios pelo telefone 156 com até três dias de antecedência. O horário de funcionamento é das 8h às 14h. No momento do embarque, é necessário apresentar os documentos e o comprovante de residência. As visitas estão ocorrendo de terça-feira a sábado.

Parceria

O Foz Conhecendo Foz é promovido pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, com o apoio do Legislativo e das categorias representativas, como a Liga Independente dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu (LIGUIA), Cooperativa de Transporte e Turismo Alternativo (COOTTRAFOZ), Sindicato dos Proprietários de Veículos no Transporte Escolar Foz do Iguaçu (SINPROVETE) e parceria com as instituições responsáveis pelos atrativos: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Itaipu Binacional e Cataratas do Iguaçu S/A.

Colaboração Prefeitura de Foz do Iguaçu