Programa para melhorar frequência dos alunos da rede estadual já apresenta resultados

De Redação | 4 de julho de 2019 | 00:00

“Local de estudante é na escola”. Foi assim, com muita ênfase no trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, da Rede de Proteção, das escolas estaduais e dos pais ou responsáveis, que o Superintendente da Educação, Raph Gomes Alves, explicou a importância do programa “Presente na Escola”. Lançado em maio, o programa é uma iniciativa do Governo do Paraná que reúne uma série de medidas para melhorar a frequência escolar dos alunos e diminuir a evasão.

Uma das ferramentas utilizadas é o registro de presenças dos estudantes em uma plataforma online. Os professores de todas as escolas estaduais – com exceção de casos em que a unidade seja de difícil acesso e que não possua wifi – fazem agora a chamada através de um aplicativo. Os dados podem ser inseridos mesmo offline e ficam disponíveis assim que o aparelho for conectado à internet.

O lançamento diário da frequência online facilita o monitoramento das ausências dos estudantes, criando relatórios gerenciais sobre o percentual de alunos frequentes por dia. Assim, é possível identificar dificuldades de ensino das escolas e saber ainda, especificamente, qual turma está com maior e menor frequência em cada escola e os alunos mais ausentes dos últimos cinco dias.

Com essas informações, os diretores dos colégios podem tomar providências, seja entrando em contato com os pais dos alunos para entender cada situação ou, em casos que envolvem causas sociais externas – como segurança, área financeira ou psicológica – acionar a Rede de Proteção. A Rede é composta por agentes de apoio como Conselho Tutelar, Secretaria do Estado de Segurança Pública e até o Ministério Público do Paraná.

De acordo com Alves, a ausência do aluno pode estar relacionada em como a escola está ensinando e se organizando para atender as expectativas do jovem: “Se o aluno não está indo, algo está acontecendo. É importante que a gente [como Secretaria de Estado da Educação] identifique e tome providências”.

Além de lançar as presenças, o professor também pode apontar no aplicativo quais conteúdos estão sendo trabalhados em sala de aula, disponibilizar notas e até fazer elogios. Todas essas informações podem ser visualizadas pelos pais ou responsáveis dos estudantes, pelo aplicativo “Escola Paraná”. “É preciso destacar o papel dos pais, que ao fazerem o uso do aplicativo têm mais esse local de comunicação, participando da rotina escolar dos filhos”, explicou o superintendente. Segundo Alves, a ferramenta pode aproximar pais e filhos, abrindo espaço para o diálogo, para que os pais conversem com os alunos, incentivando a frequência e o bom desempenho na escola.

O aplicativo “Escola Paraná” é gratuito e pode ser baixado tanto pelo Google Play quanto pela App Store. Para acessar, os pais ou responsáveis precisam informar o próprio CPF ou o Cadastro Geral de Matrícula do estudante.

De acordo com Alves, já nas primeiras semanas do programa, as frequências melhoraram de 85% para mais de 90%. “Cerca de 50 mil estudantes que não iam diariamente estão frequentando, escolas e outros autores que envolvem as instituições de ensino abraçaram a causa”, destacou o superintendente.

(Foto: Ilustração/ Pixabay)