Programa vai ajudar startups afetadas pela pandemia

De lucianpichetti | 11 de abril de 2020 | 10:31

Startups que tiveram seus negócios impactados por causa do novo coronavírus poderão participar de um programa voltado para a solução de problemas e auxílio na gestão das empresas. O “Startup Evolution” acontece ao longo de três meses, entre abril e junho, e vai oferecer mentoria e workshops online, além de conexão com agentes estratégicos e apoio na captação de recursos. 

A iniciativa surgiu de uma parceria entre a Superintendência Geral de Inovação do Governo do Estado, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), a Hotmilk, ecossistema de inovação da PUCPR, e o Sebrae-PR.

Como participar

Interessados em participar do Startup Evolution podem fazer a inscrição por este link até a próxima terça-feira (14). Os diagnósticos e mentorias das empresas estão programados para começar em 20 de abril, tudo de forma online.

Seleção

Cerca de 50 startups serão selecionadas para o programa de aceleração e para mentorias com profissionais do mercado, mas todo o conteúdo será disponibilizado online gratuitamente, para atingir o maior número de pessoas. A ideia é que tanto as empresas quanto os palestrantes e mentores sejam de diferentes regiões do Paraná. O programa é voltado para startups de qualquer setor.

Como será?

O primeiro passo do programa, após a seleção das startups, é fazer um diagnóstico da situação de cada empresa, para identificar problemas como o fluxo de caixa, antecipação de receitas, melhoria de processos logísticos, novos concorrentes, canais de vendas e as questões trabalhistas, jurídicas e contratuais. 

Após o diagnóstico, será montado um plano de gestão, financeiro e jurídico para cada empresa participante, que receberá o acompanhamento de diversos profissionais dos três parceiros envolvidos no programa. Eles vão orientar as empresas para buscarem soluções aos problemas que estão enfrentando. 

Ao mesmo tempo, os canais de mídias sociais do Governo do Estado, da PUCPR e do Sebrae vão transmitir semanalmente palestras com especialistas que trarão temas relevantes para superar a crise, incluindo questões como governança e gestão de crise, marketing, aspectos jurídicos e trabalhistas, entre outros. O conteúdo também será disponibilizado no formato de e-book. 

Colaboração Agência Estadual de Notícias