Programação com mais de 40 eventos será realizada em novembro na Biblioteca Pública

De Daniela Borsuk | 1 de novembro de 2019 | 12:37
Serão mais de 40 eventos gratuitos (Foto: AEN-PR)

Durante o mês de novembro, a Biblioteca Pública do Paraná deve realizar mais de 40 eventos gratuitos, como oficinas, bate-papos, debates, lançamento de livros, sessões de cinema e contação de histórias.

Entre os destaques da agenda estão a 16ª edição do projeto “Uma Noite na Biblioteca”, a exposição “Nossa Luta: A Perseguição aos Negros Durante o Holocausto” e um encontro de rapers na série “Música na Biblioteca”.

Os escritores convidados do mês são o mineiro Humberto Werneck e a gaúcha Angélica Freitas. Considerado um sucessor da consagrada geração de cronistas dos anos 1960 e 70, Werneck conversa com o público no dia 12, às 19h, na última edição do ano do projeto “Um Escritor na Biblioteca”.

Encerrando a temporada de oficinas de criação literária, Angélica ministra um curso de poesia entre os dias 27 e 29, sempre das 14h às 17h (inscrições abertas a partir do dia 11, no site da BPP).

Outro projeto que entra em férias é o “Música na Biblioteca”, que neste mês traz de volta ao hall térreo o MC e produtor Ricardo Cabes. Desta vez, ele convida outros rappers da cidade para um show coletivo no dia 29, a partir das 17h30.

Consciência Negra

Produzida pelo Museu do Holocausto de Curitiba, a exposição “Nossa Luta: A Perseguição aos Negros Durante o Holocausto” é um dos eventos que marcam o Mês da Consciência Negra na BPP.

São imagens, textos e objetos originais de época que apresentam um panorama histórico da discriminação nazista aos afrogermânicos e aproximam os visitantes de uma discussão contemporânea. A mostra estreia no dia 7 e fica em cartaz no hall térreo até o dia 29.

Em paralelo à exposição, o Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais da Defensoria Pública da União promove a série de debates Negros Durante o Holocausto e as Insurgências Paranaenses. Os encontros acontecem nos dias 7, 13, 20 e 22, sempre às 18h, no auditório.

Para crianças

Além das edições diárias da Hora do Conto e da Oficina de Trabalhos Manuais, a programação para crianças de novembro inclui novas edições dos projetos Cine Pipoca (que neste mês exibe O Menino Maluquinho), Sábado Lúdico (encontro de RPG e card games), Aventuras Literárias (com três escritores convidados) e Uma Noite na Biblioteca — que chega à 16ª edição.

O acantonamento para crianças de 7 a 10 anos começa na tarde do dia 23 e só termina na manhã seguinte, após uma maratona cultural de leitura, teatro, música e brincadeiras.

As inscrições começam no dia 1º e devem ser feitas diretamente na Seção Infantil. Mais informações: (41) 3221-4980. A programação completa está disponível no site da BBP.

Colaboração AEN-PR