Programação de inverno promete agitar a capital mais fria do país

De Redação | 3 de junho de 2019 | 08:31

A capital mais fria do Brasil está na contagem regressiva para a chegada do inverno! Preparada para oferecer diversas atrações, Curitiba promete agradar a turistas e moradores com os festivais de inverno recheados de cultura, lazer a gastronomia. A programação tem início já na próxima semana, no dia 12 de junho, e segue com muita diversão até o dia 27 de julho, com atividades por toda a cidade.

As Feiras de Inverno das praças Osório e Santos Andrade dão as boas vindas ao inverno, com barraquinhas que irão ofertar desde itens de artesanato, até a culinária típica da estação, como quentão e pinhão. Já o tradicional Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba, que chega a sua sétima edição neste ano, assegura entretenimento para toda a família. A atração é promovida pelo Instituto Municipal de Turismo, parceiro de vários eventos em toda a cidade.

Confira a programação completa:

Sabores do Pinhão

Aqui a estrela das receitas gastronômicas é o pinhão, semente da araucária. Além de poder desfrutar de diversos pratos, a feira é uma oportunidade para levantar o debate sobre a importância da preservação da árvore nativa. 

Ambientada em uma tenda com aproximadamente 500 m², o espaço vai abrigar 13 barracas onde serão comercializados os pratos e lanches doces e salgados à base de pinhão, com cervejas artesanais e vinhos para harmonizar. Uma ampla área de mesas e cadeiras irá deixar o ambiente mais confortável e aconchegante.

Exposições, apresentações artísticas e até um seminário também fazem parte da programação. Vão acontecer ainda aulas-shows de receitas que trazem o pinhão como ingrediente, além de oficinas culinárias infantis para mostrar todos os benefícios e a versatilidade do consumo da semente.

Serviço

Data: 26 a 30 de junho

Locais: Mercado Municipal de Curitiba 

Feiras de Inverno das Praças Osório e Santos Andrade

A Praça Osório, localizada no final do calçadão da Rua XV de Novembro, reúne aproximadamente 60 barraquinhas que oferecem acessórios de inverno, como luvas, cachecóis, pantufas, pijamas quentinhos, entre outros artigos produzidos pelos artesãos curitibanos e delícias culinárias típicas da estação, como o quentão (bebida quente de vinho com especiarias).

Já quem for na Praça Santos Andrade, vai encontrar uma feira mais intimista, com menos barracas, mas com um entorno cercado por prédios históricos, como o da Universidade Federal do Paraná e do Teatro Guaíra. 

Serviço

Data: 12 de junho a 13 de julho

Local: Praças Osório e Santos Andrade

Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba

O evento que já faz parte do calendário da cidade traz neste ano o tema Gastronomia, Música & Arte. Durante os 10 dias de festival, as várias atrações prometem aquecer o frio curitibano com uma gastronomia criada especialmente para o evento.

Já na abertura, programada para o dia 18 de julho no Terraço do Cine Passeio, os convidados poderão apreciar, além da bela vista da cidade, a apresentação da Orquestra à Base de Sopro do Conservatório de MPB de Curitiba. 

Serviço

Data: 18 a 27 de julho

Local: Centro Histórico de Curitiba

7º Festival de Lazer e Gastronomia Rotas do Pinhão

O festival é uma ótima oportunidade para conhecer as diversas opções de lazer e gastronomia na Região Metropolitana de Curitiba. Os municípios de Tijucas do Sul, Mandirituba, Campina Grande do Sul, Fazenda Rio Grande, Araucária, Piraquara, Campo Magro, Quatro Barras, Balsa Nova e São José dos Pinhais participam do evento. Percorrendo distâncias menores de 100 km da capital, os turistas vão poder apreciar pratos em o pinhão é o ingrediente especial. 

Serviço

Data: 1º de junho a 31 de julho

Local: Região Metropolitana de Curitiba

Informações Prefeitura de Curitiba