Projeto busca disponibilizar materiais para ensino de inglês para crianças

De Barbara Schiontek | 18 de fevereiro de 2021 | 17:23
Universidade Estadual de Londrina. Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Um projeto de pesquisa interinstitucional, coordenado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), vai mapear os municípios brasileiros que ofertam inglês ou outra língua na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano. O levantamento de dados será feito com as secretarias municipais de Educação do Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Goiás e Distrito Federal (DF). A proposta é disponibilizar materiais didáticos acessíveis para o ensino de inglês para crianças.

No primeiro momento, o estudo vai identificar quais secretarias de Educação, dos estados participantes, ofertam a língua inglesa, seja por meio de projetos ou no currículo escolar. Para isso, foi elaborado um questionário com 25 questões e enviado para representantes das secretarias, com o objetivo de conhecer a realidade dos municípios.

A etapa final do projeto será o desenvolvimento de materiais didáticos que consigam atender as necessidades.

O projeto possui o apoio e financiamento do British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Cinco instituições conduzem o estudo: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Estadual de Goiás (UFG – Inhumas) e Universidade de Brasília (UnB).

Colaboração AEN