Projeto da construção da Ponte de Guaratuba avança na Alep

De lucianpichetti | 27 de julho de 2020 | 16:56
Foto: Arnaldo Alves/ANPr

A Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta segunda-feira (27), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da construção da Ponte de Guaratuba. Segundo o Líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), o atual texto constitucional engessou a forma de pagamento da obra ao estabelecer que ela ocorra por meio da cobrança de pedágio durante um prazo de 15 anos.

A PEC elimina essa exigência do texto, deixando aberto ao Governo do Estado buscar a forma mais adequada para a realização da obra, por meio de uma concorrência pública entre empresas nacionais, internacionais ou grupos de empresas.

Tramitação

Agora, será formada uma Comissão Especial com 5 deputados para avaliar a PEC e, sem seguida, enviá-la para votação em plenário. Na terça-feira da semana que vem (4 de agosto), o DER vai abrir as propostas da licitação – orçada em R$ 12,7 milhões – que escolherá o consórcio de empresas responsáveis pelos estudos ambientais e pela execução do projeto de engenharia da ponte, num prazo de 14 meses.

Ponte

O traçado da ponte deverá ser definido com base na alternativa que cause menos impacto ambiental, entre a região da Prainha (no lado Norte da travessia) e a Praia de Caieiras (no perímetro urbano de Guaratuba).

Como há mais de 50 anos a travessia entre Matinhos e Guaratuba é feita apenas por ferry-boat, a construção da ponte faz parte de uma série de iniciativas do Governo Ratinho Junior para remodelar o litoral paranaense.

Colaboração Alep