Projeto da engorda da praia de Matinhos é apresentado para população

De lucianpichetti | 22 de setembro de 2020 | 16:49
Foto: Dálie Felberg/Alep

A população do Litoral paranaense pôde conhecer na noite desta segunda-feira (21) os projetos elaborados pelo governo do Estado para as obras de engorda da praia de Matinhos. Promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), uma audiência pública debateu as obras e investimentos no Litoral do Paraná, em especial a engorda da orla.

Os projetos foram apresentados por um representante da empresa que elaborou o material, um técnico do governo e um especialista em engenharia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Maior projeto de reurbanização do Litoral e um dos maiores de infraestrutura do Paraná, a revitalização da orla de Matinhos foi anunciada pelo Governo do Estado com um investimento de R$ 513 milhões. A expectativa do governo é iniciar as obras, que devem durar 30 meses, ainda este ano.

Promovida pelo presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), pelo primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), e pelo líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), a reunião contou com a participação de representantes do Executivo, da sociedade civil organizada do Litoral, de entidades comerciais locais e demais esferas do poder público.

Obra

De acordo com o Governo, a obra, planejada há mais de uma década, inclui intervenções de um trecho de 10 quilômetros da orla e a engorda de uma extensão de 7,5 quilômetros da faixa de areia. Serão utilizados três milhões de metros cúbicos de areia, formando uma faixa de 80 metros a 100 metros de largura.

Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, as obras vão alavancar uma série de investimentos no Litoral. Segundo ele, a intenção do governo é o desenvolvimento da região. “O governo não colocaria meio bilhão de reais em uma obra que não tivesse segurança técnica e jurídica. Esta é um investimento emblemático”, frisou.  

Técnicos

O diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), José Luiz Scroccaro, detalhou pontos da revitalização urbanística e hídrica do projeto. Ele demonstrou como serão construídos uma série de canais para escoamento da água. Já o engenheiro civil, professor titular da Universidade Estadual da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do conselho diretor do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI), Eduardo Ratton, falou, entre outros temas, dos impactos das obras na orla de Matinhos.

Ele garantiu que, neste caso, os impactos positivos são grandes. O também engenheiro civil João Cassar, da empresa Aquamodelo Consultoria e Engenharia, responsável pelo projeto, explicou como será a dinâmica costeira do projeto. “A ideia é respeitar a dinâmica costeira do local, protegendo a área e melhorando a drenagem da água”, explicou.

Colaboração Alep