Projeto de construção da Ponte de Guaratuba segue avançando

De Daniela Borsuk | 2 de abril de 2020 | 13:44
(Foto: AEN)

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), deu mais um importante passo no projeto de construção da ponte sobre a Baía de Guaratuba. Foi publicado no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (2), o aviso de manifestação de interesse de empresas para contratação dos serviços de elaboração dos estudos ambientais e dos projetos básicos e executivos.

A construção da ponte vai facilitar o deslocamento entre as cidades de Matinhos e Guaratuba, que atualmente é feito pelo ferry-boat.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística Sandro Alex, trata-se de um projeto histórico para o Estado e que finalmente começa a sair do papel. “A ponte de Guaratuba é um sonho antigo de todos os paranaenses. É um projeto que trará benefícios enormes para a integração de todo nosso litoral e que vai facilitar bastante o deslocamento entre as praias, especialmente na alta temporada, quando mais de 400 mil veículos realizam a travessia com o ferry -boat”, explicou o secretário.

Ele explica que no ano passado foram investidos cerca de R$ 800 mil para que fossem elaborados os estudos preliminares, de viabilidade técnica, financeira e ambiental do projeto, o chamado EVTEA. “Agora, com a publicação desta manifestação de interesse para novos estudos e para os projetos básicos e executivos, o Governo do Estado dá mais um passo para colocar em prática essa importante obra”, acrescentou.

“Por meio deste edital vamos elaborar a ‘lista curta’ de empresas e consórcios que têm interesse em desenvolver os estudos e projetos da ponte de Guaratuba. Vamos avaliar o portfólio das interessadas, uma relação de trabalhos já executados, e selecionar as seis melhores”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.

Na sequência, acrescenta, será publicado um edital para selecionar entre elas a empresa ou consórcio que vai elaborar os Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, além dos projetos Básico e Executivo de engenharia da ponte.

O chamamento público para manifestação de interesse foi incluído no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que conta com financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). “O acordo entre BID e Governo do Estado prevê mais de R$ 940 milhões de investimentos nas mais importantes obras e projetos de infraestrutura no Paraná e, por isso, incluímos esses novos estudos da ponte de Guaratuba como parte do programa”, destaca o diretor-geral.

Na prática

A travessia entre Matinhos e Guaratuba é feita pelo sistema de ferry-boat há mais de 50 anos. Desde 1996, o transporte coletivo aquaviário de veículos neste trecho é feito pela Concessionária Travessia de Guaratuba. A construção da ponte garantirá o deslocamento rodoviário.

Com a finalização dos Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA), em 2019, foram propostas algumas alternativas para o traçado da ponte. A extensão estimada é de pouco mais de 800 metros, com início na região da Prainha, no lado Norte da travessia, e término no lado Sul, na Praia de Caieiras, no perímetro urbano de Guaratuba. No trecho final está prevista ainda a construção de um túnel, com aproximadamente 260 metros de extensão, terminando na área próxima às instalações de manutenção do ferry-boat.

Interesse

As empresas interessadas em pleitear a licitação deverão apresentar ao DER/PR uma relação de trabalhos similares já desenvolvidos, como a elaboração de projetos de construção de pontes e de estudos de impacto ambiental de obras rodoviárias já concluídas.

Na fase licitatória, a empresa será selecionada para a elaboração dos novos estudos e dos projetos de acordo com o método de Seleção Baseado na Qualidade e Custo (SBQC), e conforme os procedimentos indicados nas Políticas para a Seleção e Contratação de Consultores de empreendimentos financiados pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento.

Podem participar empresas ou consórcios nacionais e estrangeiros. De acordo com o aviso de manifestação publicado no Diário Oficial da União, as empresas interessadas terão até as 18 horas do dia 16 de abril para encaminhar as manifestações de interesse. Todos os documentos sobre essa manifestação de interesse estão disponíveis na página Compras Paraná.

Colaboração AEN