Projeto Energia Em Cena apresenta espetáculos socioeducativos

De Barbara Schiontek | 2 de março de 2021 | 17:53

A 6ª edição do projeto “Energia Em Cena”, volta às ruas para apresentar o espetáculo Pinuca. De forma lúdica, a peça interativa traz informações sobre higiene pessoal. Durante o espetáculo, há uma interação constante com o público, levando à reflexão sobre a importância dos hábitos de higiene e saúde.

A atração gratuita possui formato itinerante e as apresentações acontecem em locais estratégicos da cidade, como as ruas, para que o público consiga assistir dentro de casa, mantendo as restrições necessárias devido à pandemia do coronavírus.

A história conta o dia-a-dia de Tonico, um menino muito ativo que não gosta de tomar banho, apesar da cobrança constante de sua mãe. Um dia, de tanto ficar sem tomar banho, Tonico se vê em uma situação inusitada, quando uma porquinha chamada Pinuca se apaixona por ele.

Fernanda Bassani, diretora artística do projeto, explica que o desenvolvimento do tema se deu a partir da percepção de que muitas pessoas, mesmo diante da situação da pandemia, continuam descuidando de hábitos básicos de saúde e higiene, como lavar as mãos.

“Essas orientações parecem óbvias, mas percebemos que, na prática, há muito descuido em relação a esses hábitos. Em bares e shoppings, infelizmente, ainda vemos pessoas que saem do banheiro sem lavar as mãos, a quantidade de pessoas que não escovam os dentes após as refeições, e até mesmo a falta de banho diário é algo comum”, afirma a diretora. “Além disso, temos situações específicas, como no caso dos adolescentes e pré-adolescentes que ainda enfrentam a fase de lidar com novas necessidades de higiene devido às mudanças hormonais”.

Os espetáculos acontecem durante os meses de fevereiro e março, nas cidades de Barueri, Elias Fausto, Capivari, Rio das Pedras, Londrina, Maringá, Araucária, Curitiba, Andradina, Mirandópolis, Bento de Abreu, Araçatuba, Santos, Cubatão e Guarulhos.

O projeto já atendeu mais de 43 municípios, em cinco estados do Brasil, com público de 362 mil pessoas.

“Diante do sucesso da primeira temporada do espetáculo Aventurma: O Segredo da Natureza, decidimos seguir com as circulações nesse formato e esperamos proporcionar ainda mais momentos de reflexão e entretenimento para as pessoas”, comenta Fernanda.

Energia em Cena tem o patrocínio da Raízen e realização Imagini