Projeto Escola Sem Partido é retirado de pauta após votação de requerimento

De Redação | 28 de maio de 2019 | 16:54

Em sessão ordinária desta terça-feira (28), 26 deputados votaram a favor, 22 contra e um deles se absteve sobre o requerimento do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), solicitando a retirada de pauta do projeto que institui no sistema de ensino estadual o Programa Escola Sem Partido.

O projeto de lei nº 606/2016, assinado pelo deputado Ricardo Arruda e pelo ex-deputado estadual e hoje deputado federal Felipe Francischini, ambos do PSL, seria votado em primeiro turno.

O deputado Romanelli afirmou que o mérito da proposta só pode ser apreciado e votado na esfera nacional. “É um projeto polêmico, que causa uma divisão aqui no parlamento e também na sociedade. O projeto não soma absolutamente nada ao processo educacional, que é uma relação de confiança entre professor e aluno, e a proposta só piora essa relação. Por isso nós entendemos que é melhor tirar de pauta este tema. Obviamente, num momento adequado, esse tema será discutido pelo Congresso Nacional, até porque a Assembleia não tem competência para debater uma matéria como essa”, afirmou Romanelli.

“Eu não vejo razão para essa retirada, já que se trata de um projeto que tramita há três anos na Casa. Eu tenho certeza que esta matéria é legal e constitucional. Eu e minha equipe elaboramos o texto totalmente baseado no que diz a Constituição Federal. Além disso, temos em mãos um documento assinado por mais de 300 promotores de Justiça validando a proposta como constitucional. Mas não tem problema. Vamos respeitar a decisão do Plenário. Quem esperou mais de três anos por essa votação, pode esperar mais um pouco”, declarou o deputado Ricardo Arruda.

Projeto

De acordo com os autores, o projeto exige, entre outras coisas, que os professores da rede pública estadual não promovam seus próprios interesses, opiniões ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias. Ao tratar políticas, socioculturais e econômicas, o texto determina que professores apresentem aos alunos, de forma justa, as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito do conteúdo apresentado em sala de aula. Ainda de acordo o projeto de lei, as instituições de educação básica afixarão nas salas de aula e nas salas dos professores cartazes com o conteúdo previsto no texto.

Colaboração Alep