Projeto Novo Ensino Médio tem consulta à comunidade até 28 de fevereiro

De Barbara Schiontek | 22 de fevereiro de 2021 | 18:05

A consulta à comunidade sobre o Novo Ensino Médio será feita até o próximo domingo, 28 de fevereiro. No Portal Dia a Dia é possível encontrar vídeos e textos com explicações sobre o projeto e os formulários online, nos quais a sociedade pode expressar opiniões sobre o tema. A mudança no ensino é devido à Lei Federal nº 13.415/2017 e acontece em todo o Brasil.

O Novo Ensino Médio será implementado de forma gradual, a partir de 2022.

Mudanças

O Novo Ensino Médio busca alterar o funcionamento de algumas atividades educacionais. Em primeiro lugar, o processo de ensino-aprendizagem passará a ser composto por duas etapas: uma constituída pelos conhecimentos da formação geral básica, que fazem parte da rotina dos estudantes, e outra etapa composta pelos itinerários formativos. As duas etapas são obrigatórias, mas nos itinerários formativos, o aluno pode escolher se aprofundar em uma das quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, ou optar por uma formação técnica ou profissional.

Outra mudança é a implantação da disciplina Projeto de Vida, que fará com que o estudante reflita sobre as escolhas e futuros projetos profissionais.

O Novo Ensino Médio também prevê o aumento da carga horária, que passa de 800 horas por ano para mil horas por ano. A soma é de 3 mil horas ao longo dos três anos, 1,8 mil delas destinadas para a formação geral básica e 1,2 mil para a realização dos itinerários formativos.

Consulta para o Referencial Curricular

O Referencial Curricular é o documento de referência obrigatória para que sejam formulados os currículos de todas as escolas da rede estadual e das redes privadas do Paraná. É esse documento que estabelece o conjunto de aprendizagens a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Médio. Por isso, é importante que toda a comunidade participe de seu processo de construção.

Para participar, acesse o Portal Dia a Dia, em que estão disponíveis todos os materiais para consulta, além de vídeos explicativos e formulários para registrar participação.

Colaboração AEN