Quais os sintomas do câncer de mama?

De Adryelle Minatti | 15 de outubro de 2021 | 19:55

O segundo tipo de câncer mais incidente em mulheres é o câncer de mama, segundo o  Instituto Nacional de Câncer (INCA). Existem maneiras de prevenir a doença, mas nenhuma garante que ela não vá se desenvolver ao longo dos anos, pois pode surgir de forma espontânea.

A doença é identificada pela presença de um tumor nas células da mama. Esse tumor é formado por uma multiplicação anormal e desordenada das células da região, que é provocada por uma alteração genética. Segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), apenas 10% dos casos apresentam essa alteração como realmente genética, quando é herdada de familiares que já tiveram a doença. Sendo assim, a maioria dos casos surgem de forma espontânea, se desenvolvendo ao longo da vida. 

O diagnóstico precoce da doença permite que ela seja tratada logo no começo, o que aumenta em até 95% as chances de cura. Para identificá-la logo no começo, é essencial que as mulheres fiquem atentas aos sintomas, realizem o autoexame e a mamografia anual.

O sintoma mais comum é o aparecimento de um nódulo no seio, normalmente indolor, duro e irregular. Entretanto, existem tumores bem definidos e maiores. Outros sintomas que podem aparecer são: mudança de textura da pele (ficando mais rígida), dor nas mamas, inversão do mamilo, descamação ou machucado no mamilo, secreção (normalmente transparente), retração cutânea, entre outras.

Toda e qualquer alteração na mama deve ser comunicada ao médico ginecologista, ou diretamente ao oncologista, para que seja investigada e tratada, se necessário.

Ao longo do mês, vários conteúdos de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento serão publicados e veiculados em todos os canais do Grupo Massa, por conta do Outubro Rosa Grupo Massa Havan, apoiado por Lojas HavanNissei Odonto Excellence. Faça parte desta corrente do bem e acompanhe toda essa linda campanha, que faz a diferença na vida de tantas mulheres! Siga também o Instagram exclusivo do projeto @outubrorosagrupomassa e compartilhe os conteúdos para que a mensagem chegue a mais pessoas!