Quarto filhote de arara-azul nasce no Zoológico de Curitiba

De Redação | 8 de julho de 2019 | 00:00

O quarto filhote de arara-azul a nascer no Zoológico do Alto Boqueirão, em Curitiba, ainda está sob os cuidados dos pais. De acordo com os biólogos do local, o animal nasceu há quase quatro meses, quando a equipe notou que os pais ficavam mais tempo no ninho.

A espécie, que vive em regiões do Pantanal e da Amazônia, é considerada vulnerável na escala de risco de extinção. No último senso realizado, havia apenas quatro mil araras vivas, por conta da caça, comércio clandestino e desmatamento.

Hoje, quase do tamanho dos pais, o ainda filhote já arrisca alguns voos. “Estes animais costumam ficar sob a tutela dos progenitores de 12 a 18 meses após o nascimento.”, explica a chefe da Fauna do Zoo, Nancy Banevicius.

Para o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna, Edson Evaristo, o nascimento é mais um caso de sucesso. “É mais um ótimo resultado do nosso programa de reprodução de psitacídeos de espécies ameaçadas de extinção, que já possibilitou o nascimento de ararajubas e vários papagaios”, alegou.

Colaboração Prefeitura de Curitiba

(Foto: Luiz Costa/SMCS)