Queda de energia afeta abastecimento em bairros da Capital e RMC

De lucianpichetti | 28 de setembro de 2020 | 10:38
(Foto: Gilson Abreu/ANPr)

A Sanepar informa que devido a uma queda de energia na rede que atende estações elevatórias de água da Sanepar, ocorrida na noite deste domingo (27) em função do temporal, pode haver falta de água e/ou redução de pressão na rede nos seguintes bairros, em Curitiba: Abranches, Pilarzinho, Taboão, Boa Vista, São Lourenço, Cachoeira, Barreirinha, Santa Cândida.

Em Almirante Tamandaré, na Lamenha Grande. A Copel foi acionada e a previsão é de que a energia seja retomada até as 23h. Podem ser afetados também Campo Comprido e Santa Felicidade, que estavam na programação de rodízio deste domingo (27) e se encontravam com o abastecimento já sendo retomado. A previsão é de que o abastecimento normalize, gradativamente, no período da madrugada de segunda (28).

O Paraná vive a pior estiagem das últimas décadas. No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo inteligente da água e uso racional.

A orientação é para que a água tratada seja priorizada para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Reutilize a água da lavagem e enxágue de roupas. Reduza o tempo no banho. Ensaboe a louça, faça a barba e escove os dentes sempre com a torneira fechada. Verifique torneiras pingando e vazamentos em seu imóvel.

Ficarão sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, avise imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas, pelo aplicado Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Colaboração AEN