Rede de Proteção promove adoção de animais pelo Facebook

De lucianpichetti | 3 de dezembro de 2020 | 17:10

Sucesso absoluto em duas edições anteriores neste ano, a versão virtual e ao vivo do evento de adoção Amigo Bicho volta a ser feita neste sábado (5). É a oportunidade de conhecer e escolher um novo amigo sem sair de casa. A transmissão acontece pelo Facebook da Prefeitura de Curitiba a partir das 10h. 

Quem assistir vai ver cerca de 13 animais – cães e gatos desta vez – resgatados pela ambulância de atendimento de animais de rua atropelados, já recuperados, castrados, desverminados e microchipados. 

O diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo, lembra que é a última edição do ano e que haverá animais de todos os portes e características. “Há boas companhias para idosos e animais mais agitados que serão ótimos para brincar com as crianças”, conta.

Além de mostrar os animais, veterinários da Rede farão apresentação deles com as características para ajudar na escolha. Quem se interessar, envia mensagem via WhatsApp para tirar as dúvidas e agendar o horário para fazer  trâmite da adoção. 

“Cada interessado recebe um breve questionário de entrevista, parte do processo de adoção responsável”, explica a gerente técnica do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Vivien Midori Morikawa. 

Com a análise do questionário, haverá o agendamento para buscar o cão a partir de domingo (6/12), sem aglomeração, no horário de funcionamento do Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar), das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30, que fica na Rua Lodovico Kaminski, 1.381 – CIC.

Quem vai estar por lá

Roberval é um dos cães de grande porte, de 32 kg, que serão mostrados na live do Amigo Bicho. Ele tem cinco anos e foi resgatado de uma situação de maus tratos em 2018, junto com seu irmão e sua irmã, que já ganharam uma nova família. “Ele é um cão com perfeita saúde, bem ativo, gosta de cuidar do terreno, se dá bem apenas com outros cães grandes e adora pular no ombro das pessoas para ganhar carinho”, explica Vivien.

Entre os de menor porte, os destaques são Lady e Foguetinho, os dois com cerca de 12 kg e dois anos de idade. Mesmo com uma de suas patas dianteiras amputadas após um atropelamento, Lady é bastante ativa, adora pular e brincar de buscar a bolinha, se dá bem com pessoas e outros cães, anda bem na coleira e é muito dócil. Ótima para quem tem crianças e outro animalzinho em casa.

Foguetinho é um pouco mais tímido e precisa de uma família compreensiva, paciente e com muito amor para conquistar seu coraçãozinho. 

Centro de adoção permanente 

O Crar e os veterinários da Rede estão disponíveis, diariamente, para orientar processos de adoção responsável dos animais resgatados pelo município. O Centro funciona todos os dias, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30. Lá estão os cães e gatos resgatados em ações de fiscalização e pela ambulância da Proteção Animal. 

Na página da Rede no Facebook, é possível ver as fotos de alguns animais disponíveis. São cerca de 30 aptos para adoção, todos castrados, vacinados, desverminados e microchipados, prontos para receber os dados do novo tutor. 

O agendamento para conhecer os animais pode ser feito pelo telefone 41 99963-0233.

Serviço: 

Evento de adoção Amigo Bicho – live
Data: 5/12 (sábado)
Horário: 10h 
Transmissão: Facebook Prefeitura de Curitiba

Centro de Adoção permanente
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30
Endereço: Rua Lodovico Kaminski, 1.381 – CIC

Da redação com assessoria