Rede Massa transmite aulas para alunos das redes municipais

De lucianpichetti | 1 de maio de 2020 | 15:21

A Rede Massa irá disponibilizar um canal de televisão de forma gratuita para a transmissão de aulas para alunos da rede municipal de várias cidades do Paraná, com o sinal digital da emissora. A partir de segunda-feira, 4 de maio, alunos do 1º ao 5º ano, pré-escola e Educaçao de Jovens e Adultos (EJA) fase I, poderão assistir o conteúdo de casa, de segunda a sábado, das 8h às 21h.

“Com essa medida, queremos contribuir para que as crianças, que são o futuro do nosso Estado, não percam o ano letivo, já que a Medida Provisória nº 934 de 1º de abril de 2020, dispensou os 200 dias letivos, desde que cumprida a carga horária mínima de 800 horas anuais”, diz a nota do Grupo Massa.

Retransmissão

O anúncio da retransmissão das videoaulas para as redes municipais de ensino do Paraná foi feito na última quarta-feira (29), pelo secretário de estado da Educação e do Esporte, Renato Feder. As videoaulas fazem parte de uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.

Na capital, as aulas online através da TV Paraná Turismo já estão sendo transmitidas, permitindo que os alunos do Ensino Fundamental 1 tenham acesso aos conteúdos e as atividades escolares. A proposta da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) é expandir a transmissão para as demais cidades do Paraná. E, para isso, o apoio da Rede Massa será fundamental.

“É uma iniciativa muito importante para o Estado, por isso a Rede Massa fez essa parceria com o governo”, afirma o diretor executivo da Rede Massa, Jairo Cajal Júnior.

Cidades

O convênio vai abranger, inicialmente, 217 municípios. Até agora, de acordo com a secretaria, 150 já aderiram. Espera-se que nas próximas semanas, mais municípios passem a transmitir o conteúdo aos alunos.

Neste link você encontra a lista com a numeração dos canais em cada um dos 217 municípios que aderiram a iniciativa.

O vídeo abaixo ensina como configurar o seu televisor para sintonizar o novo canal – Aula Município:

Como irá funcionar

As aulas, que terão o mesmo período de duração das transmissões realizadas no Ensino à Distância (EaD) da rede estadual, oferecerão aos alunos atividades e conteúdos para que possam continuar os estudos.

Caso o aluno não possua acesso a TV aberta, ou em seu município as aulas não começaram a ser transmitidas, a Seed informa que haverá um link disponível no site da secretaria para que o aluno acesse e possa realizar todas as atividades onlines e assim, continuar seus estudos.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no Paraná existem 869 mil alunos matriculados nas redes municipais. Eles se dividem entre a pré-escola (4 a 5 anos), Ensino Fundamental 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) fase 1. A alternativa de aula irá atender todo esse contingente e evitar que percam o ano letivo, devido a pandemia da Covid-19.