Região Metropolitana utilizará decreto de Curitiba como base para definir novas medidas

De Barbara Schiontek | 15 de março de 2021 | 16:24
Foto: Daniel Castellano/SMCS

Nesta segunda-feira (15), em reunião por videoconferência, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) aprovou uma minuta de decreto que servirá como base para os municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) ampliarem as restrições ligadas ao agravamento do coronavírus na região.

A base do documento é o decreto municipal nº 565/2021, que entrou em vigor no último sábado (13). Cada município fará os ajustes necessários, conforme a realidade de cada cidade.

“Somos uma cidade só e precisamos ter responsabilidade comum”, destacou o prefeito Rafael Greca, que também é presidente da Assomec. “Por isso, rogo a todos os meus colegas prefeitos da Grande Curitiba que adotem as medidas restritivas estabelecidas pela capital.”

O prefeito considera que quanto mais alinhadas estiverem as ações da Região Metropolitana, melhores serão os resultados no combate à pandemia. “Não tem sentido uma cidade restringir atividades e outras deixarem livre. Aí o vírus vai continuar circulando”, disse.

O encontro teve a participação de prefeitos, secretários e representantes de 29 municípios da RMC, a presença do vice-prefeito Eduardo Pimentel; da secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak; da assessora especial do gabinete do Prefeito de Curitiba, Cibele Fernandes Dias; do deputado federal Ricardo Barros; do médico e diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Vinicius Filipak; e da médica e coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Maria Lourenço Francisco Nasr.

As prefeituras da RMC devem publicar os decretos ainda hoje (15).

Colaboração Prefeitura de Curitiba