Região Oeste do Paraná recebe 37 ventiladores

De Barbara Schiontek | 11 de março de 2021 | 17:03
Curitiba, 11/03/21. Foto: Amércio Antonio/SESA

Hoje (11), a Secretaria de Estado da Saúde enviou 37 ventiladores para a Região Oeste do Paraná. Os equipamentos, doados pela Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), serão utilizados nos leitos de UTI para o tratamento de pacientes com covid-19.

“Os recursos são finitos e no atual cenário todos os esforços da rede pública e privada têm sido de grande ajuda para unirmos forças no combate a esta doença, que tem se alastrado cada dia mais, em todo o mundo. Estamos enviando estes ventiladores para viabilizar a abertura de novos leitos no Oeste do Estado, considerando a grande demanda por leitos exclusivos de atendimento ao coronavírus na região”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

De acordo com a Regulação de Leitos Estadual, a macrorregião Oeste chegou a 90% de ocupação dos leitos de UTI Adulto, restando apenas 28 leitos disponíveis para atendimento. Até a manhã de quarta-feira (10), cerca de 260 pessoas aguardavam internação.

“A situação é preocupante em todo o Paraná. O Governo do Estado tem atuado em todos os sentidos para garantir a assistência hospitalar a todos os pacientes, mas infelizmente não há como conter o avanço desta doença sem a colaboração de todos. Por isso, reforçamos a importância de retomar os cuidados básicos de higiene, distanciamento e isolamento”, ressaltou o secretário.

Doação

O investimento nos equipamentos foi de R$ 2,2 milhões. Onze cooperativas participaram desta ação: Lar, C.Vale, Copacol, Coopavel, Frimesa, Copagril, Primato, Sicredi Palotina, Sicredi Cafelândia, Sicredi Toledo e Sicredi Marechal Cândido Rondon.

Colaboração AEN