Reservatórios móveis complementam abastecimento no Litoral

De lucianpichetti | 30 de dezembro de 2020 | 08:00
Foto: Sanepar

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está instalando, no Litoral, dois novos reservatórios modulares e 23 geradores de energia em seus sistemas de abastecimento de água. “A instalação desses equipamentos é uma das medidas adotadas pela Sanepar em busca de ofertar água em quantidade e qualidade a toda população do Litoral e aos veranistas nesta temporada de 2020”, explica o gerente da Sanepar no Litoral, Luiz Cláudio Pereira.

Os dois novos reservatórios de água tratada foram instalados para atender prioritariamente as áreas distantes das estações de tratamento de água, no fim das redes de distribuição. Serão atendidos os balneários de Ipanema, em Pontal do Paraná, e o bairro Mirim, em Guaratuba. “Esses equipamentos são móveis, do tipo container, possuem conjunto moto-bomba para pressurizar melhor a rede e podem ser reabastecidos por caminhão-pipa”, diz o gerente.

Os locais de instalação foram definidos conforme as demandas mais altas apresentadas nos últimos anos, durante as temporadas de verão de 2017 a 2019.  Cada reservatório tem capacidade para armazenar 70 mil litros de água.

Atendimento

Com os geradores, serão atendidas as cidades de Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná. “Eles trazem maior segurança operacional aos sistemas, caso ocorra falta de energia na rede elétrica”, diz Pereira. Os geradores suportam a produção de cerca de 50 litros por hora e são movidos a óleo diesel, ou seja, permitem reabastecimento e uso continuado quando o combustível acaba.

A instalação está ocorrendo conforme a demanda de cada localidade, atendendo captações de água, estações de tratamento de água, estações de tratamento de esgoto e elevatórias de esgoto. Para cada situação e necessidade, a empresa está utilizando um tipo de equipamento. O uso de um sistema alternativo de energia já foi feito pela Sanepar com bons resultados, especialmente na captação do Rio Cambará, localizado distante da cidade, em Morretes e em Guaratuba.