Sanepar divulga rodízio na Grande Curitiba até esta quinta-feira

De Gustavo Mejía | 14 de maio de 2020 | 09:45

A Sanepar mantém o sistema de rodízio na Região Metropolitana de Curitiba por causa da queda de vazão de rios e poços da região que sofrem os efeitos de estiagem severa no Estado. O horário de término do rodízio não representa o retorno imediato da água. O abastecimento é retomado gradativamente, após a reabertura, para evitar alta pressão e rompimento de rede.

Na TABELA, quando houver repetição do nome de bairros, trata-se de regiões diferentes no mesmo bairro.                             

DICAS DE CONSUMO – A orientação é que os moradores façam uso racional da água, com prioridade para alimentação e limpeza, com atenção principalmente para a prevenção do coronavírus. 

– Neste período, atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas.

– Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

– A água do último enxague do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

– A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira use a vassoura.

– Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

– Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

– Diminua o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.

– Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

CAIXA D´ÁGUA – Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, não seguindo recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar recomenda que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo, em caso de interrupção do fornecimento.

AVISOS POR SMS – A Sanepar envia SMS (mensagem de texto para o celular) com avisos de falta d´água e outras orientações aos clientes que cadastrarem o seu telefone e autorizarem o envio das mensagens. A atualização dos dados cadastrais pode ser feita no aplicativo Sanepar Mobile ou no site (na aba Clientes – Outros Serviços – Atualização Cadastral). Para qualquer acesso, o cliente precisa do número de sua matrícula.

No Paraná, há cerca de 2 milhões de clientes já cadastrados para receber avisos em no telefone celular.

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