Sanepar informa quais são as responsabilidades dos clientes

De Barbara Schiontek | 17 de fevereiro de 2021 | 11:33
Foto: AEN

De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), é responsabilidade do consumidor realizar a ligação de água em sua residência, além de cuidar da conservação do cavalete e consertar possíveis vazamentos internos.

A empresa informa que as responsabilidades da Sanepar e dos clientes estão descritas no regulamento de serviços prestados pela Companhia e no guia do cliente, no site da Sanepar. A empresa trabalha para fornecer água tratada para a população.

É no cavalete, onde está fixado o hidrômetro, também conhecido por relógio, que é possível fazer o controle da água. Também cabe ao cliente, verificar o bom funcionamento da caixa de água, torneiras, chuveiros e toda a tubulação interna do imóvel.

Cuidados

Embora esteja sob seus cuidados, o cliente não tem autorização para mexer no cavalete ou no hidrômetro e pode ser penalizado se violar o sistema, conforme previsto no regulamento. Também não é permitido misturar a água que recebe no imóvel com a água vinda de outro local, como poços artesianos, que não passam pelo mesmo controle da água feito pela Sanepar.

A Sanepar dimensiona a capacidade da ligação de acordo com as características de consumo do cliente, do padrão construtivo e do projeto hidráulico sanitário. Qualquer violação do cavalete e do hidrômetro, furto, perda, quebra ou adulteração do padrão da ligação podem levar a Sanepar a adotar sanções administrativas e aplicar custos de regularização.

Também é responsabilidade do dono do imóvel instalar, e manter em condições adequadas, uma caixa-d’água que garanta reserva mínima. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por 24 horas. O recomendado é que o reservatório domiciliar armazene, no mínimo, 500 litros.

Colaboração AEN