Sanepar inicia obra de transposição do Rio Capivari

De Barbara Schiontek | 24 de março de 2021 | 13:32
Foto: André Thiago/Divulgação Sanepar

A Sanepar iniciou a obra de transposição do Rio Capivari, em Colombo, que vai incrementar 713 litros de água por segundo à Barragem do Iraí, no Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC). A realização da obra estava prevista no Plano Diretor do SAIC para 2025, mas em decorrência da crise hídrica, a empresa está antecipando parte do projeto. O prazo para conclusão é de 180 dias.

Nessa antecipação, a companhia está construindo a captação no Rio Capivari e a estação elevatória de água bruta que fará o bombeamento da água até o Rio Timbu, que deságua na Barragem do Iraí, para então ser tratada nos sistemas Iraí e Iguaçu. No processo de captação e transposição da água serão necessários quatro motores de 850 cavalos.

Concluída a fase emergencial, a Sanepar dará continuidade ao projeto estruturante de construção da Estação de Tratamento de Água Capivari. No futuro, as adutoras implantadas na transposição serão conectadas ao reservatório Monte Castelo, já existente, e ao reservatório Roseira.

Colaboração AEN