Sanepar suspende parcialmente rodízio por causa das eleições

De lucianpichetti | 13 de novembro de 2020 | 14:59
(Foto: Pixabay)

Por conta do 1º turno das eleições municipais de 2020, neste domingo (15), a Sanepar cancelou parcialmente o rodízio de água em Curitiba e municípios da região metropolitana nesta sexta (13) e também no sábado (14). O rodízio volta a funcionar às 18 horas de domingo, uma hora após o encerramento da votação.

A suspensão temporária atende a uma solicitação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que não falte água nos locais de votação, garantindo medidas de higiene nos colégios eleitorais aos eleitores, colaboradores e voluntários que trabalham nesse processo.

A interrupção do rodízio começa no fim da tarde desta sexta-feira (13) para que haja condições de limpeza das escolas que vão servir de locais de votação.

Em Colombo e Bocaiúva do Sul, o rodízio está mantido. As duas cidades não fazem parte do Sistema Integrado de Abastecimento da Região Metropolitana e dependem diretamente de poços e rios que estão com vazões tão baixas que não há água suficiente para garantir o abastecimento contínuo no fim de semana.

Lembrando que alguns bairros da capital e de nove cidades da Grande Curitiba seguem sem água nesta sexta em função do rodízio de quinta-feira (12).

Tabela

Sanepar divulgou a tabela do rodízio de abastecimento até 21 de novembro. A economia por parte da população e as captações emergenciais de água tem permitido que a companhia mantenha o abastecimento.

Na quarta-feira (11), a crise hídrica chegou ao seu pior cenário, com 26,7% de reservação, o nível mais baixo da história de medição das barragens que compõem o Sistema de Abastecimento Integrado da RMC.

Cálculos da Sanepar mostram que, sem essas medidas, o sistema entraria em colapso no dia 29 de novembro. Ou seja, a partir dessa data não haveria mais água disponível para o abastecimento público.

Confira a tabela atualizada do rodízio de água em Curitiba e RMC.

Da redação com assessoria

Deixe um comentário