Sanepar suspende rodízio em Curitiba e Região Metropolitana até segunda-feira (8)

De Barbara Schiontek | 4 de março de 2021 | 11:12
ETA Iguaçu, Curitiba,17/05/2018 Foto: Maurilio Cheli/Arquivo Sanepar

Até a próxima segunda-feira (8), a Sanepar suspendeu o rodízio no fornecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana. A medida, que começou ontem (3), considera o impacto das chuvas dos últimos dias, que elevaram o nível médio do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC). O decreto que faz com que as pessoas fiquem em casa, também foi um dos fatores para a decisão.

A normalização dos bairros que estavam retornado do rodízio aconteceu hoje (4) pela manhã.

Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, a decisão repete o mesmo princípio que orientou a suspensão temporário do rodízio na véspera do Natal no ano passado: “É, antes de tudo, uma medida que passa pela compreensão do momento agudo, sensível, pelo qual estamos todos vivendo com o agravamento da crise do coronavírus. É uma forma de a Sanepar colaborar para minimizar o impacto dessa situação.”

Embora reconheça a importância da medida para que as pessoas tenham mais conforto em casa com o abastecimento regular, a Sanepar reforça o pedido de colaboração com o uso racional de água, sem excessos e desperdícios.

Até ontem, o nível médio dos quatro reservatórios estava em 53,92%. A Sanepar reafirma que quando o nível estiver em mais elevado, será feita avaliação das condições meteorológicas para definir se haverá alteração no sistema de rodízio.