Santa Casa de Curitiba utiliza máscaras de mergulho adaptadas para tratamento de covid-19

De Barbara Schiontek | 19 de março de 2021 | 11:40

Desde o início da pandemia do coronavírus, o Hospital da Santa Casa, em Curitiba, realiza a campanha #SantaCasaaFavordaVida, para arrecadar equipamentos e medicamentos voltados ao combate da doença. Máscaras de mergulho adaptadas são um dos materiais utilizados pelo hospital, que mostra bons resultados.

Por meio da iniciativa, duas ONGs: a Motirõ Saúde, em São Paulo, e a Cuidar-se, em Sergipe, realizaram a doação de máscaras de mergulho adaptadas para o tratamento da covid-19. Os equipamentos possuem um sistema de ventilação não invasiva (VNI). A primeira doação ocorreu em outubro do ano passado e, desde então, a Santa Casa passa a contar com 60 máscaras que reduzem o tempo de internação dos pacientes e, o mais importante, salvam vidas.

Os itens recebidos, destinados aos pacientes internados nas UTIs, funcionam como prevenção para evitar a necessidade de intubação. O equipamento é uma solução menos traumática para o paciente, pois o mesmo permanece acordado durante todo o processo e pode, inclusive, interagir com as equipes médicas. Isso oferece um tratamento mais humanizado, podendo aumentar as chances de suavizar a dor de um momento difícil para o paciente.

A máscara é um equipamento barato e contribui para economia de gastos, pois sem a necessidade de intubar, o paciente não precisa entrar em coma, o que reduz o consumo de sedativos. Outro benefício é que a máscara utiliza um sistema diferenciado de ventilação, que diminui os riscos que poderiam surgir com o processo de intubação tradicional, como ferimentos na traqueia e pulmão.

“As máscaras doadas foram de imensa utilidade para instituição nesse momento de pandemia”, diz a fisioterapeuta do Hospital Santa Casa, Yohanna Bulgarelli. “Além do benefício fisiológico que ela tem para o paciente, o modelo é mais anatômico, o que deixa a terapia da ventilação mais confortável”, explica.

O equipamento também é importante para a equipe médica, pois ele diminuiu a dispersão de aerossóis e contribui para reduzir a contaminação dos colaboradores.

Membro do Motirõ, Fábio Alher comenta que autoridades da saúde consideram que o uso das máscaras evitam até 40% das intubações. “A gente sabe que o índice de sobrevivência de pessoas intubadas é em torno de 66%, então, isso dá uma noção da grandeza e da importância que o uso do equipamento traz para o combate ao coronavírus”.

Santa Casa a Favor da Vida

Neste mês, a campanha #SantaCasaaFavordaVida completa um ano. Devido ao grande aumento dos casos nas últimas semanas, o hospital está em processo de abertura de 10 novos leitos de UTI e precisa do apoio da comunidade para suprir os custos com equipamentos, materiais médico-hospitalares, medicamentos e EPIs.

Existem duas formas de fazer a doação: doar qualquer quantia de forma direta. ou por meio da declaração do Imposto de Renda. Para mais informações, clique aqui.