São registradas mais cinco mortes por dengue no Paraná

De Redação | 30 de março de 2021 | 15:45
Foto: Divulgação

De acordo com o informe semanal da dengue, divulgado nesta terça-feira (30), pela Secretaria da Saúde, o Paraná totaliza 5.540 casos confirmados da doença, desde agosto de 2020. São 1.023 casos a mais que na semana anterior. O informe também registra cinco novas mortes, provocadas pela dengue. Os casos ocorreram entre 25 de janeiro e 9 de março de 2021.

Duas mortes foram em Londrina: um homem de 69 anos, que apresentava comorbidades, como hipertensão arterial e insuficiência renal crônica; e uma jovem de 19 anos, sem doenças pré-existentes.

As outras mortes aconteceram em Maringá: mulher, 89 anos, com quadro associado de hipertensão; Paranavaí: homem, 46 anos, com hipertensão e obesidade; e Paraíso do Norte: mulher, 20 anos, que estava no puerpério (fase pós-parto).

De acordo com o balanço, 14 pessoas morreram por dengue no período epidemiológico.

“O Governo do Estado segue em alerta para a dengue; o vírus está circulando, temos casos confirmados em 231 municípios paranaenses e pedimos que a população nos apoie neste enfrentamento, pois os focos e criadouros do mosquito estão concentrados nos domicílios”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

“É preciso verificar e eliminar pontos que acumulem água. Insistimos na recomendação: vamos remover os criadouros, cobrindo caixas d´água, baldes e reservatórios que ficam destampados nos quintais, além de outros cuidados como evitar os pratinhos com água nos vasos de plantas. A dengue é grave e causa mortes como confirmamos em nossos registros e monitoramento semanal”, afirmou.

Municípios apresentam casos de dengue

No Paraná, 22 municípios apresentam casos de dengue com sinais de alarme. Outros 11 municípios apresentam casos de dengue grave: Londrina entrou para a lista nesta semana. O Informe registra 45.798 notificações, distribuídas em 350 municípios.

Informações da AEN