Saúde investiga "primeiro provável caso" de coronavírus no Paraná

De | 11 de março de 2020 | 16:06
(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, investiga o primeiro provável caso de coronavírus (Covid-19) no Paraná. Um laboratório particular afirmou, nesta quarta-feira (11), que o teste de um morador de Curitiba deu positivo para o vírus.

A confirmação oficial será dada apenas depois que laboratórios públicos, como o Lacen-PR e a Fiocruz-RJ, validarem o caso. De acordo com as secretarias, o material do paciente já está sendo analisado pelas unidades.

O processo foi adotado pelo Ministério da Saúde e prevê que, mesmo que o exame feito na rede privada seja considerado válido, a confirmação vai depender de autoridades sanitárias do Estado e do município.

O paciente é um homem de 54 anos que apresentou tosse e febre depois que retornou na Europa no início do março.

Medidas

A Secretaria de Estado da Saúde reitera que está adotando todas as medidas preventivas e de retaguarda, inclusiva na rede pública, com mais de 60 estabelecimentos em várias regiões, pronta para atender os casos que venham a ser confirmados.

O Paraná também foi um dos primeiros estados a lançar um plano de ação para conter o coronavírus, sendo reconhecido pelo Ministério da Saúde como uma referência nacional do país.

A instituição afirmou que as equipes continuam em alerta, monitorando a situação, por meio do Centro de Operações em Emergências (COE).

Colaboração Aline Peres e Mateus Bossoni